Compartilhe!

A partir da próxima segunda-feira (25), as visitas aos pacientes internados no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) serão retomadas, de forma gradual. A decisão de reabrir as visitas foi tomada durante reunião entre a direção técnica, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital e a direção geral e foi balizada na atual situação epidemiológica devido à redução do número de casos de Covid, da cobertura vacinal da população e da baixa taxa de absenteísmo de funcionários. Enquanto às visitas estavam suspensas, os familiares tinham notícias através de telefonemas ou vídeo conferências.

O diretor técnico do CHRDJC, Dr. Pedro Augusto, explica como se dará esse retorno gradual de visitas que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Neste primeiro momento, o retorno se dará em 50% para os pacientes das áreas de Unidade de Terapia Intensiva e das enfermarias.Vamos iniciar de forma gradativa. Nas UTIS com 10 leitos, por exemplo, vamos abrir cinco visitas na segunda, na terça mais cinco e assim sucessivamente, assim como nas enfermarias. Com isso os familiares poderão voltar a poder ver seus entes queridos de dois em dois dias”, explicou o médico.

Ele falou ainda da importância desta presença na recuperação dos pacientes. “A visita de familiares e pessoas próximas traz um benefício muito grande na recuperação do paciente, principalmente, os que estão em estado crítico, que sentem a presença e adquirem mais força com essa visita, contribuindo neste processo de cura”, disse o médico.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, reitera que esse retorno reforça a humanização do tratamento. “A gente suspendeu as visitas para garantir a segurança de pacientes, visitantes e profissionais, mas, com a atual situação de equilíbrio sanitário, elas serão retomadas gradativamente. Nós sabemos da importância deste  momento, não apenas para o paciente, mas, também para seus entes queridos que reforçam os elos de amor e afeto e, assim, juntos, buscam a melhoria do estado geral de quem está internado”, reforça Francisco, lembrando que a unidade segue o exemplo de outras instituições da rede estadual que já retomaram as visitas presenciais, a exemplo dos Hospitais de Trauma de João Pessoa e do Metropolitano, em Santa Rita.

Novo protocolo

O novo protocolo permitirá um visitante por paciente, sendo maior de 18 anos. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de vacinação Covid-19 e não ter nenhum sinal ou sintoma gripal. É recomendado também que o familiar chegue um pouco antes da hora da visita para receber as orientações de como proceder, inclusive, sobre a obrigatoriedade do uso de máscara. Durante a visita é proibido entrar com aparelhos eletrônicos, bolsas, comidas e itens estranhos ao serviço. A expectativa é que a partir de maio, se não houver mudanças no cenário epidemiológico, às visitas retomem 100%.

Assessoria

Deixe seu comentário