Imagem: Moakets/Pixabay
Compartilhe!

Nesta quinta-feira, 05/05, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a farmacêutica bioquímica de Patos, Rosenilda Candeia Lima, envia esse texto para alertar sobre os riscos do uso incorreto dos medicamentos:

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

1

5 de maio é o dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos

A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causadas pela automedicação, ressaltando a grande importância tanto do uso racional quanto a necessidade de descarte adequado de medicamentos.

Uso racional de medicamentos de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS) é quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Medicamentos devem ser utilizados nas doses e horários recomendados. Não interrompa nem prolongue o uso de medicamento sem a devida orientação. Nunca altera as doses receitadas.

Nunca tome medicamentos com refrigerante, chá, café ou bebida quente. Lembre-se que nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos. O recomendado é sempre tomar com um copo cheio de água

(aproximadamente 200 ml).

Os medicamentos são feitos para agir no local certo e na dose certa. Quebrar comprimidos ou abrir cápsulas sem orientação adequada pode levar à perda do efeito.

Todo medicamento tem um prazo de validade e deve ser descartado de forma correta após o vencimento. Peça sempre a orientação do farmacêutico.

Os medicamentos devem ser guardados em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz. Sempre longe do alcance das crianças. Nunca deixe os medicamentos no banheiro, cozinha ou no carro.

Cuidado com os antibióticos, o seu uso exagerado e sem controle torna as bactérias mais resistentes.

Saúde é coisa séria. Não tome medicamento por conta própria ou por indicação de amigos, vizinhos ou por indicação de outras pessoas. O que foi útil para alguém pode fazer mal a você.

2

Ao receber o medicamento confira sempre se é o que foi receitado, o lote, a validade e se a embalagem não está violada.

Sempre que tiver dúvidas sobre medicamentos, oriente-se com o seu médico ou farmacêutico. A orientação farmacêutica é fundamental para o uso correto dos medicamentos.

Medicamento é coisa séria, a conscientização, prevenção e a informação são os melhores remédios.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos é um sério problema de saúde pública, que pode causar reações alérgicas, intoxicações, aumentar a resistência aos microrganismos e piorar o quadro de saúde do indivíduo.

Assessoria

Deixe seu comentário