Compartilhe!

Uma luta que se estende por 30 anos e que só após a pandemia de Covid-19, os políticos se sensibilizaram para a importância da Enfermagem para nosso país. Essa avaliação foi feita pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) que destacou a vitória da luta da categoria com a aprovação na Câmara Federal do PL 2564 que trata do piso dos profissionais da Enfermagem.

O vereador destacou em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Patos, na sessão dessa quinta-feira (5), que o piso não é exclusividade de setor público, mas de todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor público, privado e filantrópico.

Ele rechaçou a tese de deputados contrários de que os hospitais filantrópicos não teriam condições de pagar o piso salarial para a categoria. Ele avaliou que a maioria das instituições ditas filantrópicas na verdade são ‘pilantrópicas’ e trata-se de parcerias público-privadas que recebem dinheiro do Estado e de emendas e dão prioridade a interesses próprios.

Foram 449 votos a favor e somente 12 votos contra e entre os contra está o voto do filho de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro. “E eu espero que o pai não vete esse projeto tão importante para a classe trabalhadora e para a Enfermagem brasileira”, observou.

Zé Gonçalves voltou a criticar o fato de que no Brasil acontecem inúmeras dificuldades em se aprovar aumento salarial para trabalhador, mas quando trata-se de aumento para os políticos e para a elite não tem nenhuma dificuldade.

Ele parabenizou todas as categorias de Enfermagem contempladas com o projeto, os enfermeiros e enfermeiras, os técnicos de enfermagem e os auxiliares de enfermagem.

“Quero parabenizar a luta do SINFEMP, dos demais sindicatos, do Conselho Regional, do Conselho Federal, das Centrais Sindicais e especialmente toda a categoria que estava conosco acompanhando a votação na sede do SINFEMP”, concluiu.

Agora Patos

Deixe seu comentário