Compartilhe!

O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, afirmou à produção do Patosonline.com, que as chuvas ocorridas no Semiárido paraibano entre janeiro e abril deste ano, tiveram variação entre normal e abaixo da média na maioria das localidades.

Segundo Rodrigo, em alguns municípios da região os volumes registrados foram abaixo da média, a exemplo de Santa Teresinha, Junco, Passagem e acima da média em Patos, São José de Espinharas, Catingueira e outros municípios da região. As chuvas acima da média foram observadas nos meses de janeiro e março, e abaixo da normalidade em fevereiro e abril.

“Apesar de alguns locais terem registrado chuvas acima da média, na maioria elas ficaram abaixo da média, ou seja, houve uma grande má distribuição espacial e temporal das chuvas no Semiárido da PB em 2022, e ela é notória nos grandes reservatórios. Até agora só o Complexo Coremas-Mãe d’Água teve uma recarga razoável, da ordem de 18%. todos os outros grandes açudes, a exemplo de Capoeira, Cachoeira dos Cegos, Engenheiro Arcoverde (Condado), Capivara (Uiraúna), todos tiveram pouca recarga”, disse Rodrigo Cézar, confirmando sua previsão de pouca recarga esse ano na maioria dos grandes açudes do Semiárido da PB.

O físico e meteorologista também falou sobre os pequenos barreiros, em alguns locais encheriam, em outros não, segundo sua previsão, algo que vem se confirmando.

Para o mês de maio, a expectativa também é de chuvas mal distribuídas nos municípios do Semiárido paraibano com totais pluviométricos variando entre a média e valores abaixo da média na maioria das localidades, embora o ano em vários locais tenha sido favorável para a agricultura e pastagem para os animais, segundo Rodrigo.

Genival Junior – Patosonline.com com edição do Portal Ciência em Foco

Deixe seu comentário