Início Saúde Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de...

Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa

Compartilhe!

A doação de órgãos registrada na madrugada desse domingo (22) no Hospital de Trauma de João Pessoa vai transformar a vida de cinco paraibanos que aguardavam na fila de transplantes. O doador, um jovem de 18 anos, teve morte encefálica confirmada após a realização de exames clínicos e de imagem e a doação só foi feita depois do consentimento da família.

Foram feitas as doações do fígado, dos dois rins e das córneas. Todos os receptores foram paraibanos que estavam inscritos na fila de espera. O trabalho de retirada na unidade durou cerca de duas horas e envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, equipe de enfermagem e instrumentação. Os serviços de psicologia e assistência social também deram todo o suporte durante o processo, desde o primeiro contato com a família e após o procedimento.

O fígado foi implantado em um homem de 60 anos, o rim esquerdo em uma adolescente de 14 anos e o rim direito, foi destinado para um homem de 69 anos. Como determina a legislação brasileira, nomes e outros dados dos receptores não podem ser divulgados.

“O processo de doação e transplante de órgãos são carregados de emoção, em que um momento de luto e tristeza se transforma em ato de generosidade e amor. Cada gesto de doação tem muito sentimento envolvido, por isso temos muita gratidão por cada sim que é dado,” pontua a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Atualmente a lista de espera na Paraíba tem 303 pessoas aguardando uma córnea, quatro pessoas esperando um coração, 18 pacientes a espera de um fígado e 180, esperando um rim. Já foram realizados em 2022, 112 transplantes.

SECOM-PB

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!