Compartilhe!

O Blog do Jordan Bezerra conversou nesta sexta-feira, 10/06, com a gerente da 6ª Região de Saúde de Patos, Liliane Sena, que falou sobre vários temas, sobretudo a inauguração do Lacen de Patos, um laboratório que irá representar muito bem o avanço da saúde no estado. “Para nós um grande avanço porque todos os estados eles possuem os laboratórios públicos de referência e o Lacen hoje localizado em João Pessoa agora tendo algumas unidades sendo descentralizadas. Então essa estrutura que está sendo entregue hoje aqui na Maternidade Peregrino Filho é onde funcionará o que a gente pode chamar do embrião do Lacen. Nós já teremos um grande avanço com essa estrutura sendo instalado aqui. É importante a gente destacar que o Lacen não é um laboratório da maternidade. A maternidade está sendo o ponto de apoio da estrutura física, mas o Lacen é um laboratório de saúde pública para a região”, disse a gerente Liliane.

Sobre a coleta de dados de saúde, sobretudo de doenças pouco amparadas na região, a gerente reafirmou as melhorias trazidas pelo laboratório, com relação a essa coleta, diminuindo o tempo e espaço de armazenamento dessas análises. “Iniciaremos com a estrutura para coleta dos exames de carga viral, CD4 e CD8, e também para tuberculose e hanseníase. Então com a máquina que está sendo instalada tem uma ampla capacidade e nós vamos otimizar essa capacidade justamente pelo Lacen ser regional. Então isso ganha na agilidade porque a gente ganha em relação ao tempo, que não precisará mais enviar para João Pessoa e também porque teremos equipe em loco aqui em Patos analisando esses exames.”

Acerca do avanço da saúde em Patos, ela aproveitou para citar a aquisição do equipamento instalado no Hospital Infantil, que confirma a importância que vem sendo dada à Região Metropolitana de Patos com relação à saúde. “Todo o equipamento que é instalado dentro da própria estrutura do hospital representa um avanço enorme, imagina o ganho que agora o Hospital Infantil Noaldo Leite tem, a criança precisa do ultrassom eu já tenho o equipamento, tenho o profissional, basta realizar o exame, onde antes a gente precisaria dessa regulação. Então ganha principalmente o paciente e principalmente o médico também, onde ele vai poder traçar sua conduta de uma maneira mais ágil já que o exame vai estar na sua mão também de maneira mais ágil.”

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário