Compartilhe!

A expectativa era de que haveria uma maior demanda por atendimentos na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) durante os festejos juninos dado o aumento da circulação de pessoas na região, mas, os dados do plantão do final de semana do São João ( 24 a 26) não sofreram alteração, ao contrário houve até redução de 8% nos atendimentos comparado aos números do final de semana passado. De sexta-feira, a partir das 18h, até a meia noite deste domingo, a unidade registrou 194 atendimentos, sendo 23 deles de vítimas de sinistro de trânsito. Neste período, foram realizadas ainda seis cirurgias, sendo cinco de emergência e outra eletiva. No plantão junino, o hospital registrou apenas uma entrada de pessoa vítima de queimadura, assim mesmo sem gravidade.

Das 23 vítimas de sinistro de trânsito, a maioria deles envolveu motocicletas, com 21 registros. Houve ainda mais duas vítimas que se envolveram com acidentes com automóvel. A maior parte dos pacientes que chegaram ao hospital por causa se sinistros de trânsito era da cidade de Patos, com nove ocorrências, mas a unidade atendeu também pacientes vindos de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Coremas, Desterro, Matureia, Nova Olinda Quixaba, Teixeira, Vista Serrana, Piancó e Santa Luzia.

O plantão de maior movimento foi o de domingo, quando foram atendidas 86 pessoas, seguido do de sábado, quando deram entrada mais 81 pacientes. E entre às 18 horas da sexta-feira até a meia noite do mesmo dia, outras 22 pessoas foram atendidas na Emergência e Urgência do Complexo. Das seis cirurgias realizadas no final de semana do São João, duas foram de Ortopedia, mais duas de Geral e duas Vascular.

Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana junino foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, náusea e vômito, dificuldade de respirar, dor de cabeça, contusão diversa/pancada, reação alérgica, dor no peito, dor na mão, dor na perna, entorse ou torção, entre outros motivos.

“Nos preparamos para receber uma maior fluxo nestes dias de festividade junina, haja vista o aumento da circulação de pessoas em Patos e nas cidades da região, mas, observamos que o movimento em nossa porta de entrada não foi alterado a maior, ao contrário, tivemos uma discreta redução de 8% em  relação ao final de semana anterior”, reitera o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Sobre a expectativa de aumento dos casos de Covid nos próximos dias devido às aglomerações dos festejos juninos, o diretor adianta que a está atento a essa questão e monitorando os casos, mas que a atual situação não requer nenhum ajuste nas atividades internas da unidade. “Estamos atentos e se houver necessidade de reativar leitos Covid o faremos oportunamente”, finalizou Francisco.

Assessoria

Deixe seu comentário