Compartilhe!

A Prefeitura de Malta, na Região Metropolitana de Patos, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento realizou na manhã da última quarta-feira (29), em Malta, na Fazenda Açude Novo propriedade do agricultor Neto Marques uma reunião do Comitê Gestor Produtores Rurais.

O evento foi realizado em parceria com o Banco do Nordeste, EMPAER, Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, e por meio da Secretaria de Agricultura de Patos, da Secretaria de Agricultura de São Mamede, além das Secretarias de Agricultura, Administração e Finanças do Município de Malta.

A reunião foi extremamente produtiva e tratou assuntos relevantes em busca de fomentar ainda mais a economia no setor da agricultura. Foi discutido o projeto pioneiro na cidade de Malta, o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), o qual o Agricultor Neto Marques adquiriu (sendo o 1° agricultor da cidade que obteve o certificado). O S.I.M. tem como objetivo garantir saúde pública e a regularização da agroindústria de origem animal para a comercialização, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos fabricados.

“Malta hoje é motivo de muito orgulho para gente, a nossa gestão leva ao agricultor a facilidade e o incentivo de inovar a ponto de sermos referência para Patos e cidades circunvizinhas”, disse Hildo Monteiro, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento.

O representante do Banco do Nordeste, Thiago Medeiros destacou a importância da aquisição do S.I.M pelo agricultor: “É motivo de inspiração para outros agricultores e inclusive outros munícipios, que a partir de agora vão pensar e buscar implantar o S.I.M em seu município. Ou seja, Malta deu um passo gigantesco de desenvolvimento”, afirmou Thiago Medeiros.

Igor Rosa, Gestor Municipal de Malta, em seu discurso garantiu oferecer suporte a todos os agricultores do município e disse que o intuito é fortalecer a economia de Malta e região: “Juntos somos mais fortes, esse encontro é justamente para afirmar essa tese”.

“ Todos lutando e fazendo o melhor para o setor da agricultura, para o agricultor ,quem ganha é a região e o seu povo, pois terá um alimento na mesa com maior qualidade e o produtor tem infinitas possibilidades de distribuir a sua produção”, completou o Prefeito Igor Rosa.

Após a visita ao laticínio do agricultor Neto Marques, o Prefeito Igor Rosa convidou a todos para conhecer as instalações do Abatedouro Público de Malta, que também foi elogiado pela organização e estrutura.

O agricultor Neto Marques comentou sobre o apoio que a Prefeitura Municipal de Malta oferece: “a gestão é responsável por incentivar e apoiar o desenvolvimento da produção e das atividades agropecuárias em nossa cidade. Ela auxilia na organização de pequenos produtores, os incentivando à participação na definição de políticas públicas para o meio rural, além de promover campanhas educativas o que é extremamente importante e foi com esse suporte e apoio que consegui adquirir o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M)”, afirmou Neto Marques.

O evento contou com a participação dos Representantes: Thiago Medeiros – Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste; Francisco Acácio – Coordenador regional da EMPAER; Sebastião Lima: Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos; Vereador Ferré Maxixe – Secretário de Agricultura de Patos; Expedito Camboim – Técnico da EMPAER; Kival Junior – Secretário de Agricultura de São Mamede; Neto Buzina – Subsecretário de agricultura de São Mamede; Márcio – Presidente do CMDRS de São Mamede; Hildo – Secretário de Agricultura de Malta; Diafrânio – Secretário De Administração de Malta; Naedy Bastos – Secretário de Finanças e Igor Rosa – Prefeito de Malta.

Assessoria

Deixe seu comentário