Compartilhe!

Pensando na expansão de suas obras para novos formatos, o escritor e ilustrador paraibano Junior Misaki lançou na plataforma do “Ubook” dois livros infantis no formato “audiobook” (áudio-livro), uma configuração que está crescendo a cada ano entre seus ouvintes, através de plataformas digitais, que também agrega a inclusão para pessoas com limitações visuais, autistas ou de pouco letramento.

Entre as publicações disponíveis está o seu primeiro livro infantojuvenil “Clarice e a Andorinha”, que fala sobre diversidade de formatos familiares e o mais recente trabalho “O Gato Juan”, que destaca sobre o luto e o amor por um animal de estimação.
“Quando eu era pequeno, ouvia muitos discos de vinis que traziam histórias clássicas da literatura infantil e achava aquilo um máximo. Hoje com a cultura visual, as crianças estão mais atentas aquilo que elas veem juntamente com o que ouvem, mas o crescimento dos audiobooks no Brasil mostra que ainda há um público que prefere apenas ouvir, seja por causa da falta de tempo da correria do trabalho, por exemplo, enquanto dirige ou lava uma louça, assim como, as pessoas que tem alguma limitação visual e intelectual, que se familiarizam mais com a escuta do que qualquer material impresso, pensando nelas que resolvi investir nesses novos formatos”, explicou o escritor.

O livro “Clarice e a Andorinha” está disponível gratuitamente nas principais plataformas digitais para todos que queiram conhecer o trabalho do escritor patoense, enquanto o livro “O Gato Juan” está disponível apenas no “Ubook” para assinantes do aplicativo.
Em agosto, Junior Misaki estará lançando uma nova obra chamada “A Raposa: Depois daquele adeus” para o público pré-adolescente / juvenil e relançará a sua primeira obra “Clarice e a Andorinha” com revisão do texto e ilustrações e um material interativo para pais e educadores poderem baixar para as crianças.

A popularização dos audiobooks no Brasil

Um audiobook nada mais é do que um áudio-livro. Ele consiste na leitura de um livro em voz alta feita por um narrador ou por atores, e pode trazer versões completas e resumidas dos livros.
Criado nos anos 30, mas só ganhou esse nome na década de 70, também eram muito vendidos em discos de vinil, quem tem acima de 40 anos, quando criança já deve ter escutado aqueles famosos disquinhos coloridos contendo clássicos da literatura em sua casa ou na residência de um amigo, até mesmo na escola.
Já as radionovelas era um tipo de drama radiofônico no formato de uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio, que traziam histórias mais voltadas para o público adulto e adolescente.

Com as plataformas digitais, os audiobook também ganharam o seu espaço em aplicativos e plataformas temáticas, que continuam conquistando ouvintes, como a plataforma “Ubook” que tem mais de 400 mil publicações com diversos gêneros, onde facilita a propagação do trabalho de milhares de escritores independentes e também que já seguem esse ramo há anos.

Assessoria

Deixe seu comentário