Compartilhe!

Nos anos 70, a Vila de Picotes, em São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, tinha casas e comércio em funcionamento. Eram bodegas, barbearia, fábrica de colchões e escola em funcionamento.

Picotes é sinônimo de paz, luz e tranquilidade. A vila tinha uma rotina, um grupo escolar, o gado passando pela vila, seus queijos de coalho feito nas próprias casas puro, coalhadas

À noite, a escuridão pra quem chegava era algo nunca visto. Mas logo os olhos se costumavam e começavam a ver tudo.

Era costume tomar cafezinho nas casas, era um sabor diferenciado. Os lajedos cheios, o açude mimoso que é passagem pra vila sangrando na estrada.

A vaca cambraia, o telefone, a pilha gigante ligando a vila a São Mamede.

A pessagem do algodão na casa do relógio, tinha também o feijão de corda. Uma rapadura que o cheiro já adoçava tudo. O embu. O cajá. Picotes resistiu ao tempo, seus filhos muito foram conhecer outros lugares.

A vila venceu o tempo, hoje se tornou um grande local de visitação pelo seu poder de beleza naturais como suas histórias. Também tornou-se a vila do cinema Brasileiro, slogan esse criado por Lelo GAP.

Em 2014, Picotes começou a ganhar potencial pra esportes de aventuras, como Rapel, escaladas.

A galera da bike colocou no seus roteiros, no seu caminho, Picotes.

O Festival de Cultura, Fecup, foi contemplado pela gestão de São Mamede, do prefeito Dr. Jefferson, como também a casa da cultura que dá apoio a todos que visitem a vila.

Já está consagrada a festa de Santo Antônio, um marco forte da vila. Hoje a vila tem sinal de Internet aberto a todos, moradores e visitantes.

A Secretaria de Cultura e Turismo de São Mamede começou um trabalho de sinalizações das trilhas da vila e pontos especiais de visitações, não esquecendo o lajedo de Santa Dulce dos Pobres, que está bem próximo da vila e na beira da estrada que liga a vila a BR-230. Local pra você conhecer a paz e o silêncio da vida.

O mundo é pequeno pra quem não conhece Picotes. A vila conta ainda conta com uma boa gastronomia sertaneja. Venha conhecer a vila onde o tempo não passou!. A gestão está investindo forte no turismo sendo que Picotes tem recebido um apoio imenso do gestor de São Mamede. Teremos mais novidades brevemente, não deixe de conferir.

Grupo amigos de Picotes (GAP)

Deixe seu comentário