Malta
Compartilhe!

WhatsApp Image 2022 08 01 at 19.35.12O município de Malta, na Região Metropolitana de Patos, desde 2013, quando teve início a gestão do ex-prefeito Nael Rosa, vem se destacando na área da saúde, tornando-se referência na região. E agora, a cidade gerida pelo gestor municipal, Igor Rosa, poderá contar com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que irá assegurar atendimentos odontológicos especializados à população maltense.

O projeto de implantação foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria de Estado da Saúde que, no uso de suas atribuições legais, aprovou a implantação do CEO no município de Malta. A cidade recebe um valor para implantação e custeio, repassado pelo Ministério da Saúde, e incentivo de implantação – para construção, ampliação, reforma e aquisição de equipamentos odontológicos. São R$ 60 mil para CEO tipo I.

WhatsApp Image 2022 08 01 at 19.35.12 1De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Eriane Peixoto, o CEO ira ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados no município: “É mais uma conquista da gestão. Trabalhamos em prol do nosso povo. O CEO irá implementar o atendimento em saúde bucal à população de nossa cidade, será um espaço que vai prestar um serviço relevante para os maltenses”, disse a Secretária em tom de felicidade.

O CEO é um espaço participante do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) classificado como clínica especializada ou ambulatório de especialidade. Esses centros estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais.

O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados.

O Prefeito Igor Rosa enalteceu a importância do espaço e o tipo de serviço que será oferecido: “No município de Malta será implantado o CEO tipo I, que traz uma capacidade compatível com as demandas do município. Será um espaço para atender nosso povo, e vamos atuar mais forte no segmento da saúde que é extremamente importante para o cidadão: a sua saúde bucal”, destacou o gestor.

Assessoria

Deixe seu comentário