Início Saúde Agentes de endemias intensificam combate ao transmissor da Doença de Chagas, em...

Agentes de endemias intensificam combate ao transmissor da Doença de Chagas, em Patos

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira (02) a campanha de controle e combate do barbeiro, que é o inseto transmissor da doença de chagas.

Segundo informou o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, essa é a segunda etapa do trabalho só este ano.

Para isso, os agentes de endemias estão visitando as comunidades rurais e realizando inspeções nas áreas internas e externas de cada residência, dando ênfase à verificação de galinheiros, telhas e tijolos, que são locais onde comumente o inseto costuma habitar. Havendo a presença do barbeiro, os agentes de endemias realizam a dedetização do local para eliminar a presença do mesmo.

Caso o cidadão encontre o inseto em sua residência, a recomendação é proteger as mãos com luva ou saco plástico, para em seguida coletá-lo, mas sem matá-lo.

O barbeiro deve ser colocado em recipiente com tampa, para evitar a fuga, e ser levado até a Vigilância Ambiental do município, que fica localizada na rua João Soares, 167, no bairro Brasília. O serviço fica responsável por providenciar o exame laboratorial.

O trabalho de controle e combate ao barbeiro segue até o final deste ano de 2022, quando encerrará a segunda etapa.

Áudio de José Júnior de Medeiros – Combate ao barbeiro (transmissor da doença de chagas):

Coordecom

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Comente e compartilhe!