Início Saúde CTA de Patos adota a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para reduzir as...

CTA de Patos adota a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para reduzir as chances de contágio do HIV/Aids

Foto: Equipe do CTA Patos PB

Além do uso da camisinha – que ainda é um dos recursos mais relevantes para a prevenção ao HIV/Aids, foram desenvolvidas tecnologias que reduzem as chances de contágio através do uso de medicamentos específicos.

Uma delas é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas que não vivem com o HIV.

Na terça-feira (02), o serviço teve início no Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA de Patos-PB), e a partir de então vai ser ofertado todas as terças, no período da tarde, por meio do trabalho integrado da equipe do CTA.

A retirada dos medicamentos da PrEP é condicionada às consultas regulares aos serviços de saúde. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, os públicos prioritários para a PrEP são as populações que apresentam risco mais elevado para a infecção, a exemplo de trabalhadores do sexo e casais sorodiferentes (quando um vive com HIV e o outro não), dentre outras categorias.

Coordecom

Print Friendly, PDF & Email
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o portal Folha Patoense não publicará os comentários dos leitores. Voltaremos ao normal logo após o período eleitoral.