Início Locais Diretor do Presídio Romero Nóbrega, em Patos, fala sobre os projetos de...

Diretor do Presídio Romero Nóbrega, em Patos, fala sobre os projetos de ressocialização e diz que 60% dos apenados estão inseridos nas atividades da unidade

Nesta terça-feira (2), o entrevistado do Conexão com a Notícia, jornal da Rádio Conexão (104,9 FM) de Santa Terezinha, na Região Metropolitana de Patos, foi o Charles Martins, diretor da Penitenciária de Segurança Máxima Procurador Romero Nóbrega, em Patos.

O diretor está há um ano e meio no comando da unidade prisional e implantou vários projetos de ressocialização: biblioteca; hortas; ensino fundamental e ensino médio com 140 reeducandos; o projeto de confecção de bolas em parceria com a empresa Carreiro com mais de 200 reeducandos. Ele acrescentou que recentemente foi inaugurado um viveiro de mudas com plantas nativas e nos próximos dias será inaugurado um laboratório de informática que ofertará cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

A Politica de Ressocialização do Governo de Estado, realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária, conta com os parceiros: Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Patos), instituições religiosas e Prefeitura Municipal de Patos.

Charles explicou que mais de 60% da comunidade carcerária estão matriculados em algum projeto. Atualmente a unidade prisional tem capacidade para aproximadamente 200 detentos e está com 350 apenados. O profissional de segurança relatou que essa realidade de lotação infelizmente ocorre em todo o país.

Ele destacou a horta, o local antigamente não existia nada, eram jogados lixos e atualmente é um local riquíssimo. São produzidos: coentro, alface, couve, cebolinha, etc. O consumo é para o presídio, entretanto, quando a produção aumenta, os alimentos são doados para ong’s: APAE, Casa da Sagrada Família e Abrigo dos Idosos.

O diretor comemora o trabalho que tem gerado vários frutos, com presos do Regime Aberto e do Regime Semi-Aberto que conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho.

A unidade prisional está há um ano e meio sem conflitos, sem rebeliões e sem mortes.

Josley Oliveira – Portal Santa Teresinha

Print Friendly, PDF & Email
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o portal Folha Patoense não publicará os comentários dos leitores. Voltaremos ao normal logo após o período eleitoral.