Compartilhe!

Nascido em Londres, Inglaterra, aos 31 de janeiro de 1949, filho de George e Margareth Medcraft (in memoriam), irmão de Jean e Joy, esposo de sua amada Betinha e pai amoroso de Deborah, Johnny, Lynn, Philip e Sacha, o vovô John-coruja de Felipe, Louisa, Arthur, John David, Alice, Lucas, Beatriz, Amanda e Luis; estreou logo cedo na igreja, seu primeiro culto na sua primeira comunidade de fé, a Igreja Peniel, foi com apenas uma semana de vida. Cresceu sob a influência da forte cultura missionária de sua igreja, e durante a sua infância e adolescência, vivenciou o apoio a mais de 80 missionários em diversos países. O evangelismo e oração são parte de seu DNA e aos 13 anos de idade, motivado pelo seu Pastor, pregou pela primeira vez. Ele mesmo descreve sua igreja-mãe como “uma incubadora de missionários” e instigado pelo exemplo do casal Bert e Ivy Roult, que faziam missões no Brasil, nasceu no seu coração o chamado para servir ao Senhor também no Brasil.

Toda sua vida acadêmica se concentrou no Reino Unido, graduado em Teologia pela London School of Theology, concluiu seu Mestrado em Teologia e Estudos religiosos pela Universidade de Leeds.

Em 1972, chega ao Brasil Pastor John Medcraft juntamente com a sua esposa Elizabeth, e filha Deborah, para trabalhar em Conjunto com Pastor Frank e reforçar a liderança e desenvolvimento da ACEV. Pastor John propôs à Convenção Nacional da ACEV um novo estatuto, mais participativo e democrático, com a diretoria sendo eleito de 4 em 4 anos. Pois, em 1973 a ACEV havia sido formalmente registrada como entidade brasileira independente, mas o estatuto deixou muito a desejar. Quando o Pastor Frank faleceu no dia 8 de novembro de 1987, o Pastor John assumiu a presidência da ACEV.

John e Betinha

Apaixonado defensor da Missão Integral, foi idealizador da ACEV SOCIAL, que através de suas parcerias com organizações como a Tear Fund (entre outras), abriram muitas portas para mostrar o evangelho de forma concreta, onde ações falam mais alto que palavras, com projetos como perfuração de poços, geração de renda etc.

WhatsApp Image 2022-08-03 at 12.11.38

Pastor John foi o pioneiro do radio evangelismo na cidade de Patos, durante anos produziu e apresentou programas de rádio que alcançaram milhares de vidas. Ele também foi o primeiro Pastor a procurar criar pontes e diálogo com padres, promovendo um jantar que fez história em sua própria residência.

Sempre acreditou no fortalecimento e aperfeiçoamento de lideranças locais e ordenação de Pastores.

Sempre participou ativamente da vida pública. O Pastor John Já foi:

Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Patos.

Vice-Presidente do Conselho da Comunidade de Patos (responsável por assuntos ligados ao presídio).

Membro do Conselho Fiscal da Associação Comercial de Patos.

Presidente do Rotary Clube Patos Norte (2002 – 2003) quando na sua gestão trouxe 240 cadeiras de rodas dos EUA para o sertão e três computadores para a Escola Especial de Patos, em parceria com o Rotary Clube de High Wycombe na lnglaterra.

Governador Assistente no Distrito 4.500 de Rotary — Área 19.

Escritor da coluna mensal no Jornal patoense ’A Voz do Povo’.

Escritor dos Livros: “Notting Hill to Brazil” e “EAB — The First 40 Years”.

Membro do Instituto Geográfico e Histórico de Patos.

Presidiu o GIAASP, um grupo de pessoas engajadas em traçar planos e estratégias visando a melhoraria da qualidade de vida da cidade de Patos, e cobrar esforços das autoridades competentes. Esse grupo lutou com garra por muitas causas na referida cidade, podemos citar a maior delas, a implantação da Adutora Coremas-Patos.

Co-fundador do Seminário Evangélico de Patos

O Pastor John é naturalizado brasileiro desde 1995, recebeu o título de Cidadão Patoense em 1994, o título de Cidadão Paraibano em 2004, o título de Cidadão Manairense em 2007, o título de Cidadão São Mamedense em 2012 e o título de cidadão Imaculadense em 2013.

Pastor John se engajou em muitas campanhas marcantes, entre elas podemos citar a epidemia de Cólera em 1992, onde mais uma vez em parceria com a Tear Fund, foram feitas doações de material para o enfretamento da mesma ao Hospital Infantil de Patos.

Um homem sempre a frente do tempo, instigado pela curiosidade inata e constante busca por conhecimento, pesquisou afundo a até então pouco conhecida árvore Moringa, realizou o plantio das primeiras sementes em 1994, e logo se tornou fornecedor dessas sementes para todos os estados brasileiros!

Sempre acreditou na partilha e no trabalho em equipe, e fruto disso veio com isso implantação de seminário, projeto 4 pernas, projeto de geração de renda, perfuração de poços, Ação educar, entre tantos e tantos outros… podemos ver o amor materializado, nascido da cabeça pensante e do coração desse ser humano, que busca imitar Jesus Cristo, que não apenas pregou, mas alimentou os famintos e cuidou dos necessitados.

Ele não troca o torrão sertanejo por nada, é dedicado a causa da conservação ambiental e um dos mais apaixonados pelo bioma da caatinga que eu conheço, como consequência disso, a Reserva Ecológica Verdes Pastos se tornou o oásis que é em pleno sertão paraibano. Ele recebeu a Comenda Verde Pau Brasil da Assembleia Legislativa da Paraíba em 2009 pelos seus trabalhos em prol do meio ambiente.

Mesmo tendo viajado bastante pelo mundo a fora, e ter sua origem em uma das capitais mais cosmopolitas e glamurosas do planeta, um de seus lugares preferidos e onde ele se sente profundamente feliz, é no Caroá.

Concluo citando as falas do próprio Pastor John “A missão cristã para mim envolve um comprometimento total com Deus, seu povo, os pobres, e qualquer pessoa que necessite de Deus…” E é exatamente isso que ele tem vivido ao longo de seus 50 anos de ministério. A Deus seja dada toda honra e toda glória. Gratidão por sua vida.

Escrito por Deborah Medcraft

Deixe seu comentário