Compartilhe!

Era por volta das 19h00 desta sexta-feira, dia 05 de agosto, quando vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em busca  de conter o surto psicótico de uma mulher que entrou em desespero e começou a destruir os móveis e eletrodomésticos da própria casa em que reside. O fato foi registrado na cidade de Princesa Isabel, sertão paraibano.

A Central de Regulação do SAMU determinou que a motolância, conduzida pelo enfermeiro Germeson Costa, se deslocasse até a residência para atender a ocorrência e averiguasse toda a situação da paciente. Em poucos minutos, o enfermeiro chegou até a casa e se deparou com a situação de caos após a mulher ter destruído vários objetos.

Germeson Costa fez a abordagem cuidadosa da vítima que estava caída ao chão e bastante assustada em decorrência do surto. O enfermeiro fez os procedimentos cabíveis e a mulher começou a se recuperar do abalo, porém, num ato inesperado, a vítima correu até a cozinha, pegou uma faca peixeira e ameaçou tirar a própria vida cortando o pescoço.

Em uma ação intuitiva e de bravura, o enfermeiro se agarrou com a vítima e conseguiu tomar a faca das mãos dela. A mulher ainda sofreu um corte, mas sem gravidade e Gemerson ficou ao lado da vítima até que o apoio chegasse até a casa.

Situações como a registrada em Princesa Isabel têm mostrado que determinadas ocorrências do SAMU podem sair do controle quando aparenta normalidade e que exige experiência e muita prudência das equipes nestes momentos. O enfermeiro colocou a sua vida em risco para salvar outras, mas a regra é que a vida da equipe deve estar sempre resguardada.

Polêmica Patos

Deixe seu comentário