Ricardo Coutinho (Foto: divulgação)
Compartilhe!

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) teve a candidatura ao Senado da Paraíba registrada na tarde desta sexta-feira (12) no sistema do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O petista se apresenta à disputa mesmo estando inelegível devido a uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por uso eleitoreiro do programa Empreender, nas Eleições 2014, quando foi à reeleição.

A defesa de Ricardo Coutinho ainda tenta no Supremo Tribunal Federal (STF) reverter a decisão que o tornou inelegível por oito anos, a contar da data do pleito em que a conduta vedada aconteceu. A punição se encerra no dia 5 de outubro, três dias após a eleição geral deste ano.

De todo modo, apesar do registro formalizado, o pedido apresentado para participar da disputa este ano terá que passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. A elegibilidade é um dos requisitos para estar apto a concorrer nas eleições.

A defesa de Ricardo tem expectativa que a decisão favorável da ministra Rosa Weber seja emitida antes do prazo final para análise do registro da candidatura. O pedido está concluso para decisão no gabinete da relatora desde o dia 9 de agosto.

Caso a candidatura seja aprovada, Ricardo Coutinho terá como 1° suplente o deputado Jeová Campos e como 2° suplente Alexandre Santiago.

À Justiça Eleitoral, o ex-governador declarou ter R$ 3,2 milhões em bens, sendo o mais valioso uma casa avaliada em R$ 350 mil.

Jornal da Paraíba

Deixe seu comentário