Compartilhe!

A primeira comemoração dos “Dias dos Pais” foi na cidade de Spokane,            em Washington, nos Estados Unidos, em 19 de Junho de 1909, data referenciada em razão do aniversário de John Bruce Dodd, veterano da guerra civil americana, cuja filha, Sonora Louise Smart Dodd, foi à idealizadora da data festiva para homenagear o pai, em razão de tê-lo como um herói, não só pelo fato de ele ter lutado na Guerra Civil Americana (Guerra de Secessão), mas, por ele, após a morte da mãe dela, sem ajuda de ninguém, ter mantido e educado os filhos sozinho!

 

A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que, as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos pais falecidos. Posteriormente, muitos outros países criaram em datas diferentes, a comemoração do dia dos pais. No Brasil, esta data foi instituída ou idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, em 14 de Agosto de 1953, em homenagem a São Joaquim, “patriarca da família”. Essa data, porém, mais adiante, foi alterada para o segundo domingo do mês de agosto por razões comerciais, perdurando até aos dias atuais.

Em síntese, sente-se que os filhos buscam nessa data retribuir com festejos, ou com presentes, um pouco do que os pais lhes propiciaram. Evidentemente, que o que importa é o reconhecimento e o carinho que os filhos nutrem pelos pais, assim como fez Sonora Louise Smart Dodd, para homenagear seu pai. Esperamos, portanto, daqueles que ainda os possuem, que festejem; que os abracem; e que sempre lhes peçam a “Bênção” e, jamais, os abandone; não os relegando na velhice, aos asilos! Pois, essa é a hora que ele mais precisa de sua compreensão, assistência e apoio! Retribua, então, por tudo aquilo que ele fez por você, em toda sua vida!

Bênção… No hebraico, a palavra bênção significa: ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar.

FELIZ DIA DOS PAIS!

Patos,14/08/2022

Anchieta Guerra

 

Deixe seu comentário