Compartilhe!

Anunciado na manhã desta segunda-feira (29), os 234 anos de fé e tradição da Festa da Guia 2022, trouxe novidade na programação e estrutura para os dias de celebração na cidade de Patos, que acontecerá de 14 à 24 de setembro.

Após dois anos sem sua realização no formato presencial, este ano a paróquia está preparando uma grande retomada para esta festividade, contando com pedal, Missa e cavalgada de vaqueiros, feijoadas concurso musical infantil, bingo, pavilhão, quermesse, e a volta da procissão, com explica o Padre José Joácio.

“As novidades esse ano da Festa da Guia, vamos a grande retomada da festa do seu sentido original que estávamos diante da pandemia tínhamos perdidos, mas vamos destacar a cavalgada e missa do vaqueiro, vamos também usar os fogos silenciosos, protegendo as pessoas que tem uma sensibilidade auditiva e também os animas que está sempre em volta e é até desejo também da igreja de preservar a todos, além também da grande difusão na mídia e investindo também nesse processo de segurança monitorada para dar um espaço para as pessoas ficarem mais tranquilas na Festa da Guia”, disse Padre Joácio.

Dentro do calendário oficial de atividades culturais e religiosas do município, a Festa da Guia recebe anualmente um repasse financeiro da Prefeitura Municipal de Patos para que sua realização seja realizada da melhor forma, como também conta com a participação de diversas secretarias, a exemplos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, A Superintendência de Trânsito de Patos – STTRANS e PROCON Municipal.

O Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve presente na cerimônia de lançamento e expôs sobre a importância da realização e valorização da Festa da Guia.

“A Paróquia de Nsª da Guia, com a pessoa de Padre Joácio e toda sua comissão tem trabalhado a festa pra ser realmente grandiosa, a Prefeitura tem dado total apoio para a realização da festa através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, STTRANS, Secretaria de Cultura, ajudando na estrutura para que a gente tenha uma grande festa, e esperamos que durante todo o mês de setembro”, disse Nabor.

Realizada pela primeira vez na cidade de Patos, a Missa e Cavalgada dos Vaqueiros, irá reunir fiéis da região. A cavalgada está programada para o dia 17, com concentração às 16h no Terreiro do Forró, com chegada no largo Dom Geraldo.

Alusio Alves, que esteve na cerimônia para representar os vaqueiros, falou da satisfação e expectativa dessa primeira inserção nas festividades da padroeira.

“Nunca houve missa do vaqueiro, essa vai ser a primeira, a expectativa é muito grande porque depois desses três anos que não teve evento aqui na região, então a expectativa é muito grande de vir muitos vaqueiros do mato, do gibão, os das vaquejadas, da cavalgada, então com certeza vai ser um grande evento”, disse Aluiso.

Áudio do padre José Joácio:

Áudio de Nabor Wanderley – Prefeito:

Áudio de Aluiso Alves – Representante dos vaqueiros:

630d0ea853cd6 a0842acd 508d 400b 8239 efe8e5b7409f630d0ea853ede 4915afbe 22fc 4ae6 8e8e 173184163e59630d0ea85415f cf866dce 274b 4da5 bec1 b85fe40a538d630d0ea854c74 abff1d78 ecf6 49ae 9e3b 048d5ff3e74fCoordecom

Deixe seu comentário