Início Esportes Éder Jofre, ex-pugilista, morre aos 86 anos em São Paulo

Éder Jofre, ex-pugilista, morre aos 86 anos em São Paulo

Imagem de Éder Jofre no programa Baú do Esporte de 2021 — Foto: reprodução/TV Globo

O ex-pugilista e campeão mundial de boxe Éder Jofre morreu na madrugada deste domingo (2) em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

A informação foi confirmada à TV Globo pela família dele. Parentes contaram que Jofre estava internado desde março numa clínica da cidade por causa de pneumonia. E que morreu em razão de complicações da doença.

Jofre era considerado o maior boxeador peso galo brasileiro de todos os tempos. Ele foi campeão mundial da categoria de 1960 a 1965. Em 1973 conquistou o título mundial como peso pena, uma categoria acima do peso galo.

O tricampeão mundial dos pesos pena e galo foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevância mundial no boxe. Conhecido também como o “Galo de Ouro”, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Jofre nasceu em 26 de março de 1936. No dia 4 de março, ele foi internado numa clínica em São Paulo devido a uma pneumonia. Além disso, o ex-pugilista sofria de encefalopatia traumática crônica.

Criado em uma família de boxeadores, Jofre conviveu com o esporte desde criança. Por volta dos quatro anos entrou num ringue pela primeira vez, para treinar com o tio, Ricardo Zumbano.

E foi no São Paulo Futebol Clube que ele começou a carreira de boxeador, tendo como técnico o próprio pai, Kid Jofre.

Como atleta são-paulino, ganhou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou. Ao lado de um outro atleta do tricolor, o saltador Adhemar Ferreira da Silva, foi representar o Brasil nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, na Austrália.

Principais conquistas:

  • Campeonato Mundial (Peso Pena – Conselho Mundial de Boxe): 1973;
  • Campeonato Mundial Unificado (Peso Galo – Associação Mundial de Boxe e União Europeia de Boxe): 1962;
  • Campeonato Mundial (Peso Galo – Associação Mundial de Boxe): 1960;
  • Campeonato Latino-Americano: 1956;
  • Campeonato Sul-Americano (Peso Galo): 1960;
  • Campeonato Brasileiro (Peso Galo): 1958;
  • Forja dos Campeões (Amador): 1953.

São Paulo FC

O São Paulo Futebol Clube homenageou Jofre em uma postagem no Twitter:

“O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes (SP), em decorrência de pneumonia”

Filme

Em 2018, o filme “10 segundos para vencer” mostra a trajetória de Jofre. O ator Daniel de Oliveira interpretou o maior pugilista da história do boxe brasileiro até conquistar o título mundial, em 1961, nos Estados Unidos.

G1 SP

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Comente e compartilhe!