27.set.2022 - Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidatos ao governo de São Paulo, participam de debate na TV Globo (Imagem: reprodução/TV Globo)
Compartilhe!

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), 47, e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), 59, se enfrentarão no segundo turno das eleições 2022 para o governo de São Paulo, no próximo dia 30.

O resultado de hoje coloca fim à hegemonia do PSDB, que governa o estado há 27 anos. Rodrigo Garcia, atual governador, ficou em terceiro lugar. Foram sete eleições seguidas com vitória tucana, uma sequência iniciada por Mário Covas na eleição de 1994.

Haddad tenta o feito inédito de ser o primeiro petista a governar o estado mais rico e populoso do país com o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice dele, Geraldo Alckmin (PSB), que comandou São Paulo por três mandatos quando ainda estava no PSDB. Já Tarcísio disputa sua primeira eleição, apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

SP na mira na eleição para a Presidência. A disputa pelo Palácio dos Bandeirantes repetiu a polarização entre Lula e Bolsonaro, que dominou a campanha nacional. No último debate entre os candidatos ao governo, na terça (27), Haddad e Tarcísio promoveram uma dobradinha e deixaram Rodrigo de lado, trazendo para o estado o tom de disputa nacional.

Tarcísio subiu à medida que a campanha ganhou as ruas e se tornou mais conhecido e mais associado a Bolsonaro, mas não conseguiu abrir ampla vantagem contra Rodrigo — os dois apareciam tecnicamente empatados em algumas pesquisas e ele ultrapassou o tucano apenas na reta final.

Veja a matéria completa no UOL.

UOL

Deixe seu comentário