Lula e Jair Bolsonaro (reprodução/Flickr)
Compartilhe!

Pesquisa do Instituto Ipespe contratada pela XP Investimentos, realizada por telefone e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções para votos válidos no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 47%.

O levantamento é o primeiro da Ipespe contratado pela XP após o primeiro turno. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 10 e 12 de outubro a um custo de R$ 84.000, e possui nível de confiança de 95,5%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07942/2022.

Na semana passada, a Ipespe divulgou uma pesquisa contratada pela Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), na qual Lula obteve 54% das intenções para votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Nessa sondagem anterior, foram realizadas 1.100 entrevistas, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Votos válidos é a forma como a Justiça Eleitoral usa para definir o resultado oficial das eleições, desconsiderando os votos brancos, nulos e as abstenções.

Votos válidos

  • Lula (PT): 53% (tinha 54% na semana passada)
  • Jair Bolsonaro (PL): 47% (tinha 46%)

Votos totais

Lula aparece com 49% dos votos totais, contra 43% de Bolsonaro; 4% dos eleitores optaram por branco, nulo ou não iria votar, e outros 4% não sabem ou não responderam.

Comparando as duas pesquisas da Ipespe, Lula oscilou um ponto para baixo nos votos totais, enquanto Bolsonaro estabilizou.

  • Lula (PT): 49% (tinha 50% na semana passada)
  • Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 43%)
  • Não iria votar/branco/nulo: 4% (era 4%)
  • Não sabe/não respondeu: 4% (era 2%)

Sobre o instituto

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

UOL

Deixe seu comentário