Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, e a diarista paraibana Alice Fernandes da Silva, de 51, mortas no Flamengo — Foto: reprodução/TV Globo
Compartilhe!

O juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, condenou nesta quarta-feira (16) a 76 anos, dois meses e 20 dias de prisão os pintores Jhonatan Correia Damasceno e William Oliveira Fonseca pelos assassinatos da idosa Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, e da diarista paraibana Alice Fernandes de Silva, de 51.

Elas foram mortas e degoladas dentro do apartamento de Martha, no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O local ainda foi incendiado pelos criminosos, o que carbonizou o corpo das vítimas.

Na sentença, o juiz destacou a manutenção da prisão dos condenados e a extrema violência e crueldade do crime.

“O crime foi perpetrado com extrema e exacerbada crueldade – esgorjamento – contra duas mulheres indefesas, perpetrado em concurso de pessoas, dificultando, assim, eventual reação das vítimas, de longa duração do delito. Os réus ingressaram no apartamento da vítima Martha por volta das 13h30 e de lá saíram juntos por volta das 16h40 -, já que durante horas, as vítimas, antes de serem mortas, ficaram amordaçadas e amarradas, sofrendo, dessa forma, verdadeira ‘tortura’ física e moral”, escreveu na sentença.

Ao saber da sentença, Diogo Fernandes, filho de Alice, diz que decisão traz um alívio muito grande para a família.

“Isso não vai trazer minha mãe de volta, mas dá a sensação de que a justiça foi feita, traz um alívio muito grande para a família. Agora, espero que eles fiquem bastante tempo na cadeia e cumpram pena por toda crueldade e barbaridade que fizeram”, disse Diogo ao g1.

Ele falou ainda que o julgamento rápido é importante para ajudar a aliviar a saudade da mãe.

“A gente tenta lidar com a saudade todo dia. Agora mesmo, vai chegar o Natal e não vamos tê-la conosco. Ela era tudo para nossa família, juntava todo mundo em volta dela. Vamos colocar uma foto dela na mesa da ceia, porque, ela não vai estar fisicamente, mas sempre vai estar com a gente”, disse Diogo emocionado.

O crime

Jhonatan Correia Damasceno e William Oliveira Fonseca mataram Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, e a diarista Alice Fernandes da Silva, de 51 anos, no dia 9 de junho. O caso, registrado como latrocínio – roubo seguido de morte -, revelou uma crueldade por parte dos criminosos que, degolaram as vítimas e tentaram colocar fogo no apartamento, carbonizando os corpos.

Jhonatan já tinha sido contratado duas vezes para fazer serviços de pintura no apartamento de Martha. Aproveitando-se que já era conhecido no prédio, combinou o ataque à idosa com William.

Eles subiram ao apartamento, renderam, amarraram e amordaçaram as vítimas exigindo que Martha assinasse cheques no valor de R$ 15 mil. William foi ao banco e descontou os cheques. Ao retornar ao apartamento, os dois decidiram matar as vítimas.

Jhonatan foi preso no dia 10 de junho e confessou participação no crime, na delegacia. William se entregou à polícia no dia 11 de junho.

Ainda de acordo com a denúncia do Ministério Público, Jhonatan e William, se acusaram mutuamente pelo planejamento do duplo assassinato. William diz que Jhonatan teve medo de ser reconhecido, pois tinha trabalhado como pintor para a idosa e no prédio. Jhonatan alegou que William também ficou com receio do reconhecimento, por ter tirado a máscara. William admitiu ter matado as duas mulheres por ordem de Jhonatan, que foi responsável pelo incêndio no apartamento. Além do dinheiro, foram roubados joias e celulares que estavam no imóvel.

G1 RJ

Deixe seu comentário