O juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, condenou nesta quarta-feira (16) a 76 anos, dois meses e 20 dias de prisão os pintores Jhonatan Correia Damasceno e William Oliveira Fonseca pelos assassinatos da idosa Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, e da diarista paraibana Alice Fernandes de Silva, de 51.
Elas foram mortas e degoladas dentro do apartamento de Martha, no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O local ainda foi incendiado pelos criminosos, o que carbonizou o corpo das vítimas.
Na sentença, o juiz destacou a manutenção da prisão dos condenados e a extrema violência e crueldade do crime.
Ao saber da sentença, Diogo Fernandes, filho de Alice, diz que decisão traz um alívio muito grande para a família.
Ele falou ainda que o julgamento rápido é importante para ajudar a aliviar a saudade da mãe.
O crime
Jhonatan Correia Damasceno e William Oliveira Fonseca mataram Martha Maria Lopes Pontes, de 77 anos, e a diarista Alice Fernandes da Silva, de 51 anos, no dia 9 de junho. O caso, registrado como latrocínio – roubo seguido de morte -, revelou uma crueldade por parte dos criminosos que, degolaram as vítimas e tentaram colocar fogo no apartamento, carbonizando os corpos.
Jhonatan já tinha sido contratado duas vezes para fazer serviços de pintura no apartamento de Martha. Aproveitando-se que já era conhecido no prédio, combinou o ataque à idosa com William.
Eles subiram ao apartamento, renderam, amarraram e amordaçaram as vítimas exigindo que Martha assinasse cheques no valor de R$ 15 mil. William foi ao banco e descontou os cheques. Ao retornar ao apartamento, os dois decidiram matar as vítimas.
Jhonatan foi preso no dia 10 de junho e confessou participação no crime, na delegacia. William se entregou à polícia no dia 11 de junho.
Ainda de acordo com a denúncia do Ministério Público, Jhonatan e William, se acusaram mutuamente pelo planejamento do duplo assassinato. William diz que Jhonatan teve medo de ser reconhecido, pois tinha trabalhado como pintor para a idosa e no prédio. Jhonatan alegou que William também ficou com receio do reconhecimento, por ter tirado a máscara. William admitiu ter matado as duas mulheres por ordem de Jhonatan, que foi responsável pelo incêndio no apartamento. Além do dinheiro, foram roubados joias e celulares que estavam no imóvel.