Foto: reprodução/Agência Brasil
Compartilhe!

Ataxa de desemprego na Paraíba caiu 1,3 ponto percentual no 3º trimestre deste ano, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa comparou o 3º trimestre (jul/ago/set), quando a taxa caiu para 10,9%, com o 2º trimestre (abr/mai/jun), quando estava em 12,2% da população ativa do Estado.

A taxa de desocupados da Paraíba caiu mais ainda quando a comparação é com o 3º trimestre deste ano (10,9%) em relação ao mesmo período do ano passado (14,5%), o que representa uma queda de 3,6 pontos percentuais na taxa de desemprego.

Segundo a pesquisa do IBGE, a taxa da Paraíba (10,9%) de pessoas desocupadas ficou menor que a taxa média da região Nordeste (12%), no 3º trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, o Nordeste abriga os dois estados com maior índice de desemprego: Bahia (15,1%) e Pernambuco (13,9%).

A taxa da Paraíba (12,2%) de pessoas desocupadas ficou também menor que a taxa média da região Nordeste (12,7%) no segundo trimestre deste ano.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgou outros indicadores no 3° trimestre de 2022 como, por exemplo, a taxa composta de subutilização da força de trabalho na Paraíba que é de 28,1%, enquanto o percentual da população ocupada trabalhando por conta própria ficou em 25,9%. A Paraíba tem um percentual de 56,7% de trabalhadores com carteira no 3º trimestre.

Metodologia da pesquisa – A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e no Distrito Federal.

No monitoramento de como está o mercado de trabalho, o Ministério do Trabalho também divulga mensalmente os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Essa pesquisa, porém, abrange apenas contratos regidos pela CLT. São as próprias empresas que preenchem as informações em um sistema próprio. A Pnad do IBGE é mais ampla, e compreende inclusive o mercado de trabalho informal. O levantamento é feito com entrevistadores, que perguntam a uma amostra da população sobre sua situação de trabalho.

SECOM-PB

Deixe seu comentário