Foto: S. Hermann/F. Richter/Pixabay
Compartilhe!

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram uma caneca que dispensa coador no preparo de bebidas de infusão – resultantes da imersão de ingredientes em água quente, como o chá e o café. O recipiente tem design específico que permite a retenção de partículas sólidas no seu interior, no ato de tomar as bebidas.

“O uso do produto se faz ao se colocar em seu interior um material sólido como grãos ou pó de café, juntamente com um líquido [geralmente água quente] para obter a solução da bebida. Pela ação da gravidade, o sólido [os grãos ou pó de café] se deposita no fundo do recipiente e, pela inclinação no ato de beber pelo usuário, fica retido entre as paredes que formam o dispositivo [a caneca]”, explica Afrânio Silva, professor do Departamento de Química da UFPB e um dos inventores do dispositivo.

A caneca possui volume de 250 ml e foi confeccionada de material do tipo polipropeno, um polímero termoplástico. O polipropeno pode ser identificado em materiais por meio do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo.

78805a221a988e79ef3f42d7c5bfd418 11
Foto: divulgação

A imagem do protótipo mostra que nas paredes ocas da caneca é onde se acumula o ingrediente da bebida de infusão.

“Nesta figura, vemos que, de um modo geral, o dispositivo é formado por recipiente cilíndrico compreendido por uma dupla parede que forma uma cavidade interna cuja função primordial é armazenar o material sólido no seu interior, evitando que se misture com a bebida líquida, resultado da infusão.  Na imagem, também é possível perceber uma abertura lateral que serve para a retirada do material sólido e a limpeza do dispositivo”, esclarece o inventor.

Para Afrânio, o desenvolvimento da caneca é importante porque poderá possibilitar a diminuição da produção de lixo à base de polímeros jogado no meio ambiente. Além disso, minimizar o desperdício de chá e de café, promovendo economia para os consumidores. Segundo ele, atualmente os filtros para coar chá e café presentes no mercado são de papel ou de materiais similares fabricados a partir de polímeros, macromoléculas formadas de unidades estruturais menores e muito poluentes.

Portal Correio

Deixe seu comentário