Compartilhe!

O ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), informou a colegas que pegou um período de licença médica a partir de hoje, um dia depois da divulgação de um áudio em que enviou para amigos com teor golpista, segundo apurou o UOL Notícias.

A reportagem questionou o tribunal sobre os motivos do afastamento por licença médica e por quanto tempo Nardes ficaria afastado e aguarda resposta.

Mais cedo, o ministro divulgou uma nota e disse que “lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”.

“Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, disse a nota.

Ontem, a Folha de S.Paulo revelou que o ministro gravou um áudio com teor golpista enviado por WhatsApp em que afirma que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que é uma questão de “horas, dias no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso” para que ocorra um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis”.

“Eu não posso falar muito. Sim, tenho muitas informações, queria passar para ti, para o teu time do agro, que eu conheço todos os líderes”, disse.

A gravação produziu um mal-estar interno no TCU e também em outros tribunais superiores. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos emissários de Lula (PT) para lidar nos tribunais de Brasília, cobraram explicações de Nardes.

Randolfe ainda apresentou um requerimento para a convocação do ministro para depor nas comissões de Direitos Humanos e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, no Senado.

UOL

Deixe seu comentário