Compartilhe!

A Prefeitura de Quixaba, na Região Metropolitana de Quixaba, através da Secretaria de Agricultura, esteve presente, nesta terça-feira (22), no encontro organizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), para fazer a adesão ao Garantia-Safra (GS) e dialogar sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM*).

A ação ocorreu no auditório da Universidade de Campina Grande (UFCG) – Campus Patos e contou com a participação de municípios do Médio Sertão da Paraíba que, na ocasião, fizeram a adesão a esse benefício – uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) – que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios diante da perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

A prefeita Cláudia Macário esteve no encontro, na presença do Secretário de Agricultura de Quixaba, Allan Candeia, e do Secretário de Agricultura do Estado, Bivar Duda, para realizar a assinatura de adesão ao GS, e falou sobre a importância de garantir esse benefício aos produtores rurais quixabenses.

“É um recurso que é sempre bem-vindo aos nossos produtores, que sofrem bastante por conta da falta de chuvas, o que dificulta a plantação e criação de animal. Aderir a essas políticas públicas que assegurem o mínimo em tempos de dificuldade para aqueles que plantam e produzem alimento para nossa população é nossa obrigação”, finalizou Cláudia Macário.


*Serviço que é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal – comestíveis e não comestíveis –, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município. O Serviço de Inspeção Municipal é ligado à Secretaria ou Departamento de Agricultura de cada município, que é o responsável pela execução do mesmo. O SIM é regulamentado por legislação municipal: leis, decretos, portarias, resoluções, instruções normativas e outros.

Assessoria

Deixe seu comentário