Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhe!

A Caixa Econômica Federal suspendeu a liberação de crédito consignado do Auxílio Brasil, além de outras modalidades de empréstimos para pessoas de baixa renda. Embora a suspensão não tenha sido anunciada oficialmente, reportagem do portal UOL mostra que documentos internos do banco indicam a drástica restrição aos créditos, colocadas em prática pelo banco logo após a derrota de Bolsonaro no segundo turno das eleições.

A derrama de dinheiro público feita pelo governo na tentativa de angariar votos para Bolsonaro, como essa modalidade de empréstimo, com alto risco de inadimplência, foi duramente questionada por diversas autoridades, mas davam um certo alívio na dura realidade financeira de grande parte do povo brasileiro. Agora suspenso, deixa claro não apenas a corrupção do uso do dinheiro público para fins eleitoreiros, mas também o estelionato eleitoral cometido por Bolsonaro, que enganou descaradamente a população.

Conforme a reportagem do UOL, as mudanças de regras se deram através de orientações internas do banco para agências e correspondentes bancários informando que atualizou a lista de pessoas impedidas de contratar o consignado do Auxílio. A nova lista restringiu quase que completamente o fornecimento de novos créditos.

Criado por medida provisória por Bolsonaro e aprovado na Câmara em julho, o consignado do Auxílio Brasil só entrou em vigor após o primeiro turno das eleições, com Lula saindo à frente de Bolsonaro para a disputa no segundo turno.

Ainda conforme a reportagem, apenas nos três primeiros dias de operação do crédito, de 11 a 13 de outubro, a Caixa liberou R$ 1,8 bilhão para cerca de 700 mil beneficiários do Auxílio Brasil, o que chamou a atenção do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).

“Não seria desarrazoado supor que o verdadeiro propósito dessas ações seja o de beneficiar eleitoralmente o atual presidente da República e candidato à reeleição”, escreveu a procuradoria que pediu a suspensão do empréstimo na época.

Um documento divulgado pelo jornal O Globo revela que a Caixa liberou R$ 4,3 bilhões no consignado do Auxílio até 21 de outubro e que, após a derrota de Bolsonaro no segundo turno, já no dia 1º de novembro, a análise de novos créditos foi interrompida temporariamente pelo banco.

Atualmente, quando os dados do interessado são consultados nos sistemas do banco, aparece uma mensagem padrão dizendo que o cliente foi incluído na lista de restrição em 14 de novembro e, por isso, não pode pegar o empréstimo. “Não há oportunidade de contratação do crédito para você”, diz a página da Caixa, sem indicar o motivo da negativa.

Hora do Povo

Deixe seu comentário