Compartilhe!

Morreu na madrugada deste sábado, 03/12, em João Pessoa, o servidor público federal Agamenon Travassos Sarinho, 69 anos, ex-presidente e dirigente do PCdoB da Paraíba. Ele lutava contra um câncer no intestino, mas a doença atingiu também outros órgãos como o fígado e a garganta.

Em outubro deste ano, os amigos fizeram uma vaquinha para ajudar a custear um exame e novas sessões de radioterapia para Agá, como era conhecido.

Agamenon era militante comunista desde a juventude e foi perseguido durante a ditadura militar. Atualmente, era secretário de organização do Partido, membro da executiva estadual. Ingressou no PCdoB em 1970, no auge da ditadura militar no Brasil. Estudou Direito naquela década, mas desistiu. Depois fez Letras já na década de 1990. Ele era integrante da chamada “Geração 68” e foi atuante nas lutas estudantis da época. O ano de 1968 foi marcado por grandes mobilizações estudantis contra a ditadura, instalada no país quatro anos antes.

Além de seu engajamento político, também era um admirador das artes, especialmente da música popular brasileira. “Foi através dele que ouvi vários discos importantes da MPB como os de Caetano Veloso”, lembrou o primo, ator e também servidor público federal Osvaldo Travassos.

O velório acontecerá na Central São João Batista até as 16 horas.

A deputada estadual Cida Ramos emitiu uma nota de pesar.

ParlamentoPB

Deixe seu comentário