Compartilhe!

A cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Patos, esteve lotada de fiéis que vieram participar do encerramento da festa da padroeira na tarde da última terça feira, 13 de dezembro.

No final da manhã, a Paróquia já registrava cerca de 20 romarias com devotos vindos de cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará.

No início da tarde, durante o rito do “Beijo de Santa Luzia”, uma equipe distribuía fitinhas enquanto a banda realizava a animação dos fiéis com cânticos.

A procissão com a imagem de Santa Luzia saiu às 17 horas e percorreu as principais avenidas da cidade com uma multidão que se aproximou dos 30 mil fiéis. Já era noite quando a imagem da padroeira chegou à Igreja Matriz onde foi celebrada uma missa campal.

A missa foi presidida pelo padre Erivaldo Alves que, pela primeira vez, esteve como pároco à frente da festa de Santa Luzia. Também estiveram presentes os padres Maurício e Josivam Almeida. Além destes, também participaram os diáconos Jarbas e o Adriano, que proclamou o Evangelho.

Em sua reflexão, padre Erivaldo abordou o significado da temática da festa da padroeira: “Com Santa Luzia, celebrar a Eucaristia e construir a unidade”. Padre Erivaldo lembrou que a celebração da Eucaristia é um exercício que deve ser feito sempre como um sinal de fidelidade ao próprio Cristo.

Padre Erivaldo lembrou que Santa Luzia foi firme na fé e não abandonou sua fidelidade a Cristo mesmo diante das ameças. Assim, o padre conclamou os fiéis a se manterem firmes na fé e não deixarem que haja divisões na Igreja e que não haja desânimo na comunidade.

A celebração continuou com as preces, liturgia eucarística e comunhão. Após comungarem, os fiéis ouviram os avisos e o padre Erivaldo fez os agradecimentos a todas as comissões, equipes, patrocinadores e a presença massiva dos fiéis.

Com muito entusiasmo a assembleia cantou a ladainha de Santa Luzia e enquanto entoavam o hino da padroeira, as bandeiras eram descerradas marcando oficialmente o encerramento da festa.

No ano de 2022 a festa teve várias inovações como a ampliação do período da peregrinação e teve mais investimentos na parte social que teve música ao vivo e quermesse todas as noites em barracas e no palco instalados na Praça Silvino Cabral. Também foi o ano de retomada da grande procissão, com toda a sua capacidade depois de ter sido interrompida por dois anos em decorrência da pandemia.

Expectativa dos fiéis para 2023

A ampla cobertura da festa de Santa Luzia feita pela PASCOM, e parceiros, com transmissão da festa em qualidade HD, chamou a atenção dos fiéis do Brasil inteiro que manifestaram o seu desejo de vir à Santa Luzia para a festa de 2023. Já o padre Erivaldo Alves afirmou, durante a missa de encerramento, que fará melhorias na procissão, como a utilização de um novo andor para Santa Luzia. Em 2023, a abertura acontecerá numa segunda feira e o encerramento será na quarta feira.

Pascom

Deixe seu comentário