Compartilhe!

Diante da importância atual da Internet para diferentes áreas da vida, é inevitável relacionar nossos filhos com a era digital. Para muitos pode ser uma preocupação. 

Tal preocupação é 100% legítima, mas é importante saber que a nova geração deve estar imersa nesta era digital… Faz parte da sua evolução. 

Os pais podem ficar tranquilos, pois os benefícios que a internet tem para as crianças são muitos.

Como surgiu a internet?

A primeira concepção da Internet: ARPA

Em 1958, os Estados Unidos criaram a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (ARPA devido ao seu nome em inglês) com o objetivo de poder abordar desafios tecnológicos no campo militar e de defesa. 

Posteriormente, em 1962, o pesquisador Paul Baran projetou um sistema de comunicações pelo qual, através de computadores conectados a uma rede descentralizada, ele se mostrava imune a ataques externos. 

Graças às próximas pesquisas sobre este campo, em 1965 foi conseguido conectar um computador TX2 em Massachusetts com um Q-32 na Califórnia usando uma linha telefônica.

Assim, com esta grande conquista foi alcançada a primeira rede de área ampla da história.

A consolidação da ARPANET

Devido aos avanços obtidos em anos anteriores, vários estudos foram continuados até que em 1969 se conseguiu conectar um computador da Universidade da Califórnia com um do Instituto de Pesquisa de Stanford e, posteriormente, conseguiu conectar até 4 universidades americanas. 

Esta rede foi chamada de ARPANET.

Essa rede permaneceu sob o serviço militar e de defesa do país, mas seu impacto era tão importante que logo começou a ser usado para o campo da divulgação científica.

Assim, em 1974, mais de 50 universidades dos EUA estavam usando a ARPANET.

A chegada da World Wide Web

Em 1983, foi decidido mudar o protocolo com o qual a ARPANET tinha o protocolo TCP/IP com a intenção de conseguir uma comunicação com máquinas ou redes fora da ARPANET. Este fato marca o que hoje conhecemos como Internet.

No entanto, os avanços continuaram. Em 1989, Tim Berners Lee deu origem à World Wide Web através de um protocolo de transferência de hipertexto. 

Benefi?cios que a internet tem para as crianc?as

Uma ferramenta para estudar à distância

Hoje em dia as escolas já se adaptaram à era digital: ministram aulas virtuais sem limitações de qualquer tipo… Sobre qualquer assunto e a qualquer momento.

A aprendizagem combinada com a Internet forma o que é conhecido como e-learning.

Isto faz, sem dúvida, parte dos benefícios da internet para as crianças.

Melhor ferramenta de comunicação

A era da comunicação é estabelecida através de redes sociais e aplicativos de mensagens.

É possível fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp ou Skype para seus parentes distantes sem nenhum problema. 

Nesse quesito, agora também há outros aplicativos interessantes, como o GB WhatsApp 2023, que tem mais recursos que o WhatsApp original.

Também é possível entrar no mundo das redes sociais para compartilhar experiências com os amigos através do Facebook e Instagram.

A Internet potencializa a comunicação e isso é um benefício para as crianças.

Maior quantidade de recursos para o estudo

Basta pesquisar no motor de busca de sua preferência para encontrar os recursos necessários para a educação de seus filhos. As oportunidades são infinitas!

Desde páginas com conteúdo audiovisual até redes educacionais que permitem valorizar a aprendizagem dos participantes.

Alimenta a curiosidade e o conhecimento

Outro benefício da internet para as crianças é a possibilidade de se informar. Dessa forma, os mais curiosos poderão satisfazer as suas necessidades de conhecimento.

Cursos online, vídeos ilustrativos, páginas especializadas e muito mais. Todos esses recursos ao serviço do conhecimento!

Novas formas de lazer

Agora as crianças podem aproveitar seus momentos de lazer para navegar na internet. Os streamings de filmes e séries possibilitam que eles passem muito tempo se divertindo assistindo alguma coisa.

Além disso, há os jogos online, que deixam as crianças imersivas por muito tempo.

Hoje em dia, existem vários tipos de jogos, como os jogos de basquete, os jogos de corrida, de aventura e muito mais.

Certamente seu filho encontrará algo de que gosta para passar o tempo.

Desenvolvimento de habilidades tecnológicas

Apenas o contato com dispositivos de última geração permitirá que as crianças possam desenvolver habilidades que serão de grande utilidade para elas.

No ano de 2000 você não sabia o que era ter um Smartwatch. Graças às constantes atualizações, você percebeu que passar de um simples relógio para um inteligente era melhor e entendeu seu uso. As nossas crianças também viverão isso…

Como você pode ver, a era da internet inclui nossos filhos hoje mais do que nunca e já faz parte de seu desenvolvimento. Os benefícios do uso da internet são grandes para eles!

Deixe seu comentário