Compartilhe!

WhatsApp Image 2022 12 21 at 14.06.49Buscar o aumento do faturamento nas vendas e valorizar os arranjos produtivos ligados ao artesanato. Essa é a proposta das artesãs atendidas pela Sala do Empreendedor e que estão com peças expostas na Central de Artesanato de Patos durante o período comemorativo das festividades natalinas. Além de ampliar a oportunidade de negócios, a iniciativa tem a finalidade de estimular a atividade produtiva, a partir do trabalho de orientação e capacitação que são ofertados pelo Sebrae/PB e Prefeitura Municipal.

De acordo com a artesã Francisca da Costa, a exposição nesta época do ano é uma ocasião para aumentar a divulgação de seus produtos e ampliar a renda familiar. Ela atua na atividade de produção de bonecas de pano, sandálias e peças de renda há 12 anos e destaca a importância do serviço de orientação prestado pela Sala do Empreendedor e Sebrae/PB. “Participei de várias reuniões este ano e as orientações repassadas foram todas importantes, principalmente pela condição de como divulgar o artesanato e buscar se organizar para participar de eventos. O período natalino, assim como acontece no São João, é uma chance boa para lucrar mais”, comentou.

O espaço de exposição conta com o trabalho produzido por 14 artesãs e fica localizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, com abertura para visitação do público de segunda a sexta das 8h às 11h30, e aos sábados funcionando das 18h às 21h, em razão do período natalino.

“O acesso do público aos produtos no ambiente da central do artesanato acontece regularmente o ano todo, porém nessas datas sazonais existe um fluxo maior de pessoas e cresce a expectativa de todos com relação às vendas. O objetivo da nossa entidade é valorizar esse trabalho e buscar mais investimentos junto ao município e conquistar um espaço de comercialização maior, bem como momentos de orientação como ocorreu esse ano através da sala do empreendedor e Sebrae para melhorar o ambiente de negócios”, explicou Perla Alves, presidente da Associação de Artesãos e Artesãs de Patos.

WhatsApp Image 2022 12 21 at 14.06.52Segundo a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, o suporte prestado pela Sala do Empreendedor é fundamental para estimular o empreendedorismo, além de colaborar para o fortalecimento das atividades produtivas já existentes. “É um local de atendimento que funciona a partir da atuação das prefeituras e que recebe o apoio do Sebrae para incentivar o empreendedorismo. Esse é o intuito principal, assim como desenvolver ações de qualificação para fortalecer o ambiente de negócios e quem já atua em alguma atividade econômica”, disse.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico de Patos, Josemila Nóbrega, o desenvolvimento de ações em fomento ao empreendedorismo local tem ocorrido de forma constante. “Logo quando aconteceu a abertura da Sala do Empreendedor foi ofertado um suporte com momentos destacando como atender bem o cliente, como empreender melhor e os artesãos patoenses tiveram acesso a essa capacitação. A nossa preocupação é estimular esse ambiente de qualificação e apoiar as ações de desenvolvimento econômico. No caso dos artesãos, além do contato constante para apoiar suas atividades, esse ano houve a ampliação do horário de exposição no turno da noite para movimentar mais o espaço”, concluiu.

Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

WhatsApp Image 2022 12 21 at 14.06.52

Assessoria – Sebrae-PB

Deixe seu comentário