Compartilhe!

A paraibana Tarciana Medeiros foi nomeada, nesta sexta-feira (30), como presidente do Banco do Brasil (BBAS3). Medeiros já era cotada pela imprensa ao cargo. Ela entra no lugar de Fausto de Andrade Ribeiro, que ocupou o cargo por quase dois anos. A escolha do nome de Tarciana foi de Lula, que se reuniu hoje pela manhã com a paraibana em Brasília.

Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil desde 2000 e é gerente executiva desde 2019. Será a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o banco estatal teve três nomes diferentes na presidência: Fausto, André Brandão e Rubem Novaes.

Em dezembro, o novo chefe do Executivo divulgou os 37 ministros que compõem a equipe do seu terceiro mandato.

Também foi confirmado hoje o nome de Rita Serrano como a nova presidente da Caixa Econômica Federal.

“Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora e estão bastante animadas”, afirmou Haddad no anúncio.

Quem é a nova presidente do Banco do Brasil?

Com 44 anos, Tarciana Medeiros tem mais de 20 anos de experiência em processos de previdência privada complementar de grande porte.

Atuou na Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) por 25 anos, sendo 12 anos como assistente administrativo financeiro e cerca de 13 anos como analista de seguridade.

É administradora de empresas formada pelo Instituto Metodista Bennett.

Quem é a nova presidente da Caixa Econômica?

Rita Serrano é funcionária da Caixa há 33 anos e, hoje, é representante dos funcionários no conselho de administração. Com formação em Estudos Sociais e História e mestrado em Administração, Rita ingressou na Caixa em 1989, ocupando diferentes funções. Entre 2006 e 2012, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC, em São Paulo. Chegou ao Conselho de Administração em 2014, no cargo de suplente, sendo eleita titular em 2017. Na última eleição em 2020, foi reeleita com mais de 90% dos votos – 19 mil, do total de 21.923.

tarciana e rita serrano entre lula

ParlamentoPB

Deixe seu comentário