Compartilhe!

95e81e1b 8a67 4dd5 bbe0 e618da73fe68O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou a primeira doação de coração de 2023 na Paraíba. De acordo com a Central de Transplantes, o órgão doado foi de um paciente de 39 anos, que estava internado na unidade há oito dias, vítima de um traumatismo craniano em decorrência de um atropelamento.

Além do coração, também foram doados o rim esquerdo e as córneas. Os receptores são paraibanos que já aguardavam na lista de espera. Recebeu o coração um homem de 47 anos, e o rim direito foi para uma mulher de 62 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos.

O transplante do coração aconteceu no Hospital Metropolitano, na grande João Pessoa. Para o transporte do órgão foi preciso a escolta da Polícia Rodoviária Federal entre os dois hospitais, para dar agilidade de acesso no percurso.

Com essa doação, agora apenas uma pessoa aguarda na lista de espera por um coração no estado. Em 2022, a Central de Transplantes contabilizou a doação de três corações, que ajudaram a transformar a vida de pacientes e familiares.

c186929e e0d4 440a 8f25 0b91afe781b7No último ano, a Paraíba registrou um aumento no número de doadores efetivos em mais de 30%, saindo de 26, em 2021 para 34 em 2022.A consequência foi um maior número de transplantes realizados, sendo contabilizados 310 procedimentos.

“Todos os resultados obtidos com o aumento no número de notificações e doações são fruto do amadurecimento da nossa equipe, que se dedica diuturnamente para salvar vidas.  Dizer ‘sim’ para a doação após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas pode mudar a vida de pessoas que esperam por um transplante,” pontuou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Centra Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.

SECOM-PB

Deixe seu comentário