Bebê alimentado pela mãe recebe atendimento de equipe enviada pelo Ministério da Saúde à Terra Ianômami (RR) - Imagem: Antonio Alvarado/@antonioalvaradoc/Urihi Associação Yanomami
Compartilhe!

A tragédia causada pela desnutrição na Terra Ianômami resultou em uma fila de crianças com desnutrição grave que requerem remoção urgente do local para Boa Vista, segundo afirma Junior Yanomami, presidente do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) e da Urihi Associação Yanomami.

Desde o dia 18, equipes de saúde enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao território. Desde então, em caráter de urgência, 14 crianças foram transferidas de helicóptero para atendimento hospitalar em Boa Vista por causa de desnutrição grave.RO

Duas dessas crianças foram levadas na manhã de hoje. A prioridade são os bebês. “Temos ainda 18 aqui na unidade de saúde sendo atendidas para serem avaliadas e provavelmente levadas também”, conta.

O presidente Lula visita hoje Roraima para ver a situação. O Ministério da Saúde decretou estado de emergência para combater a falta de assistência sanitária aos ianomâmis. A portaria foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) ontem e já está em vigor.

A comunidade Surucucu é uma das mais afetadas e com indígenas com casos mais graves de desnutrição. É lá que Júnior está monitorando a ação emergencial.

Neste sábado (21), ele enviou fotos de atendimentos à coluna, que mostram crianças extremamente magras. O problema também atinge adultos.

Na unidade de saúde local, além do atendimento dos profissionais, eles recebem alimentação adequada para ir se recuperando.

A tragédia dos Ianomâmi, diz Júnior, é causada principalmente pela poluição dos rios causada pelo garimpo e que fornecem água ao povo.

Nosso povo, incluindo aí as crianças, toma essa água suja. Hoje tem rio que é só lama. Não temos mais água potável, e com isso chegaram problemas de saúde. O garimpo está descontrolado na terra.”Júnior Yanomami

Veja a matéria completa no UOL.

UOL

Deixe seu comentário