Compartilhe!

A Internet é a denominação dada à interconexão de múltiplas redes de computadores, esse desenvolvimento tecnológico nos permitiu compartilhar e enviar grandes quantidades de dados entre computadores localizados em diferentes partes do mundo.

Este é um sistema estruturado que possui uma série de regras que permitem fazer as conexões entre os diferentes computadores de forma eficiente, através dos chamados protocolos de Internet (IP).

Principais usos da internet

A internet tornou-se um recurso indispensável para múltiplos fins no mundo. Como resultado disso, os usos que se dão à internet são tão variados quanto importantes. A seguir detalhamos para que serve:

Comércio

O comércio e o trabalho digital através da internet tornaram-se uma tendência global. Graças a este meio, uma pessoa pode oferecer ou adquirir serviços ou produtos a partir do conforto da sua casa. 

O melhor de tudo, é que é possível acompanhar as entregas em tempo real através dos sistemas das transportadoras. Por exemplo, você pode acessar o TNT rastreio e ver onde seu produto está nesse exato momento.

Comunicação

A comunicação é uma das utilidades mais importantes que a internet oferece. Através dos vários recursos de comunicação online, é possível contatar outras pessoas, independentemente da sua localização. 

É possível desde enviar e-mails, até fazer uma chamada de vídeo em grupo com diversas pessoas através do WhatsApp.

Educação e aprendizagem

O ambiente virtual que a internet oferece permitiu que muitas escolas e até universidades, oferecessem educação sob uma modalidade online. Isso permite que as pessoas possam orientar seu próprio aprendizado a partir de um computador.

Redes sociais

Todas as redes sociais são plataformas que permitem a interação entre usuários de todo o mundo. Para fazer uso dos mesmos, é necessário ter acesso à internet.

Video Games e entretenimento

Muitos jogos de vídeo oferecem uma modalidade online, permitindo que os usuários joguem juntos a partir de seus respectivos computadores ou consoles de jogos através de uma conexão com a Internet. 

Da mesma forma, existem plataformas dentro da internet que estão focadas no entretenimento dos usuários. Da Netflix ao YouTube.

Pesquisa e busca

Ao hospedar uma imensa quantidade de informações através de sua ampla cobertura, os usuários usam a internet para pesquisar informações e notícias de seu interesse particular. 

Para isso, o usuário pode acessar livros, manuais, documentos, vídeos e uma infinidade de informações (a maioria de graça).

Termos relacionados com a internet

WWW ou World Wide Web

WWW ou World Wide Web (por sua sigla em inglês), é todo o sistema entrelaçado de computadores que compõem a web. 

Assim, é o lugar onde estão alojados todos os endereços das diferentes páginas que um utilizador pode aceder na Internet. 

Assim, a World Wide Web é a ligação entre os servidores que hospedam a informação carregada na rede para ser consumida e os diferentes utilizadores que fazem uso da mesma.

Navegador

Um navegador é um software que permite aos usuários fazer uso da World Wide Web. Este tipo de programa oferece uma interface que mostra o conteúdo que uma pessoa acessa através da internet. 

Através do navegador você pode, por exemplo, encontrar uma resposta para o cálculo seguro desemprego para checar o quanto você irá ganhar quando ganhar a demissão. De fato, através dos navegadores você pode acessar qualquer coisa.

Além disso, os navegadores hospedam diferentes opções de personalização que tornam a navegação na rede mais conveniente. Alguns dos navegadores mais populares hoje em dia são o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Opera.

Motores de busca

Os motores de busca são plataformas online que possibilitam que um utilizador obtenha um catálogo de páginas cujo conteúdo corresponde a uma série de parâmetros indicados pelo utilizador. 

Assim, quando uma pessoa acessa o navegador e procura informações sobre um determinado tópico, o motor de busca realiza uma análise das diferentes páginas que possuem conteúdo referente à informação solicitada e permite que o usuário possa acessar essas páginas. 

Google, Yahoo! e Bing são alguns exemplos comuns de motores de busca.

Nuvem

A nuvem é um espaço de rede dedicado ao armazenamento de informações de uso privado. Assim como o e-mail, uma pessoa pode criar um usuário dentro da nuvem e ter acesso a um espaço de armazenamento dentro da internet no qual pode carregar ou baixar arquivos de forma privada e segura. Algumas plataformas deste tipo são Google Drive, ICloud e OneDrive.

Aproveite sua internet e busque o seu mixer de mão para ter em sua cozinha

Deixe seu comentário