Compartilhe!

O diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU de Patos, José João de Albuquerque, vem a público esclarecer que o atendimento do SAMU 192 acontece através de uma central de regulação médica. Portanto, ele ressalta que qualquer envio de ambulância ocorre com base nos critérios do médico regulador.

João explica que o médico recebe a solicitação e analisa qual tipo de atendimento será prestado. Com base nesse critério técnico, pode ser enviada uma ambulância básica ou uma ambulância avançada, conforme detalha o diretor. Ele enfatiza que o médico regulador tem total autoridade para decidir sobre qual tipo de atendimento será prestado, e que os critérios estão sendo cumpridos rigorosamente.

No tocante às ambulâncias, João informa que o SAMU Regional de Patos trabalha com 5 viaturas, sendo 3 viaturas básicas e mais 2 viaturas avançadas para ocorrências de maior urgência. Além disso, o serviço também conta com as viaturas que são vinculadas por meio da regionalização, que possui um total de 22 bases descentralizadas.

O diretor do SAMU de Patos também garante que o atendimento à população patoense está dentro da normalidade, e que o envio uma ambulância básica para atender toda a Zona Sul de Patos, por exemplo, foi uma medida necessária diante da abrangência dos bairros que compõem aquela área da cidade.

Sobre a carga horária das equipes do SAMU, o diretor aponta que está de acordo a lei, e que todo servidor tem o conhecimento disso. Ele afirma que não existe qualquer situação que fuja dessa realidade.

Ele também comentou que, em pouco mais de trinta dias a frente do SAMU de Patos, já esteve com o secretário de Saúde Leônidas Medeiros, e com o prefeito Nabor Wanderley para tratar das melhorias que devem ser implementadas para qualificar ainda mais a prestação de serviço à população. Essas melhorias envolvem a renovação das ambulâncias, parte de infraestrutura e melhores condições de trabalho para as equipes.

Coordecom

Deixe seu comentário