Compartilhe!

O pré-natal é um acompanhamento que a gestante deve ter para assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, bem como permitir um parto com menores riscos para ela e o bebê.

Em Patos, a avaliação de inclusão nas consultas de pré-natal é realizada nas unidades básicas de saúde, conforme ressalta a médica Dra. Iak Sodara Gomes.

“O pré-natal é um acompanhamento que se faz nas unidades básicas de saúde, com médicos e enfermeiros, durante todo o período gestacional da mulher”.

Iak Sodara, que também realiza as consultas de pré-natal na rede pública de saúde de Patos, pontua que, se durante o período gestacional forem detectadas alterações que tornem a gravidez de alto risco, a gestante pode receber atendimento especializado na Maternidade Peregrino Filho ou no Centro de Especialidades Frei Damião.

A médica ainda enfatiza que o pré-natal deve começar a partir do momento que a mulher constata a gravidez. E lembra que, em caso de suspeita, a unidade de saúde mais próxima deve ser consultada para a investigação devida.

Durante o pré-natal a gestante também recebe orientações sobre a amamentação, tem acesso às vacinas, dentre outros cuidados.

Mesmo aquela grávida que já iniciou o pré-natal na rede particular de saúde, também pode ir na rede pública para ter as orientações necessárias, como garante a médica.

Áudio de Dra. Iak Sodara – Médica (pré-natal na rede pública de saúde em Patos):

Coordecom – Hélio Barbosa

Deixe seu comentário