Compartilhe!

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22/02, na Catedral Nossa Senhora da Guia, em Patos, a Celebração Eucarística que marcou o início da quaresma e na qual foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema Fraternidade e Fome e como lema “Dai-lhes vós mesmo de comer“ (Mt 14,16).

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva e concelebrada pelos padres Adailton Pedro e Elielton de Góis, integrante da Comissão de Campanhas.

O objetivo geral desta Campanha é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus. Segundo o texto-base da Campanha da Fraternidade, cerca de 33 milhões da brasileiros enfrentam a fome no nosso país e 125 milhões convivem com algum tipo de insegurança alimentar.

Em sua homilia, Dom Eraldo lembrou que o período da Quaresma é propício para se vivenciar a Campanha da Fraternidade por se tratar de um período de conversão, como resposta da humanidade aos apelos de Deus. Aproximar-se de Deus, é aproximar-se dos irmãos e irmãs mais necessitados, disse Dom Eraldo.

O senhor bispo lembrou que esta é a terceira vez em que o problema da fome é tratado dentro da Campanha da Fraternidade e sempre como encaminhamentos de importantes Congressos Eucarísticos realizados pela igreja.  Em 1975 com o tema “Fraternidade é repartir“ e o lema “Repartir o pão“. Em 1985 a campanha refletiu e desenvolveu iniciativas a partir do lema “Pão para quem tem fome“.

Dom Eraldo destacou que durante o  18º Congresso Eucarístico realizado em Recife, em novembro de 2022, a realidade da fome foi motivo de muita reflexão entre os participantes e quer essas reflexões e preocupações devem ser retomadas e aprofundadas neste ano.

Ainda em sua homilia Dom Eraldo enfatizou que a fome não se restringe à falta de alimentos. Há outras fomes: de moradia, de educação. Mas a principal fome da humanidade é a fome de amor, concluiu o senhor bispo.

Ao usar da palavra, o padre Elielton, integrante da Comissão de Campanhas, motivou a comunidade a bem viver este importante momento da vida cristã e da igreja de Jesus. Ele destacou que durante este ano serão várias atividades de estudo e aprofundamento do tema, mas também de articulação de todas as forças vivas e gestos concretos que possam contribuir com a eliminação da fome e promoção de vida digna.

Maria Joseny (Josa) – Pascom Diocesana

Deixe seu comentário