Compartilhe!

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto de Patos registrou 2.323 passageiros pagos: embarques + desembarques; 32.826 kg de carga paga e Correio: envios + recebimentos; e 523 pousos e decolagens. Os dados são referentes ao ano passado.

Se o equipamento já estivesse reformado e ampliado, teríamos números mais interessantes. Municípios da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e até Ceará convergem para a Capital do Sertão, que se encontra em uma posição geográfica privilegiada. Não podemos aproveitar o potencial máximo disso no momento (como fazemos em outros contextos) devido às limitações do sítio aeroportuário. É essa centralidade que Patos tem que impulsiona o crescimento/desenvolvimento dela.

Mesmo com as limitações, os números apresentados pelo Aeroporto de Patos já superam municípios mais populosos do Nordeste em alguns momentos, como Caruaru-PE e Mossoró-RN, conforme as informações divulgadas pela ANAC.

Estruturalmente, se tratando dos dois municípios mais importantes do Sertão da Paraíba depois de Patos, as pistas dos aeroportos de Sousa e Cajazeiras (PCNs 13 e 26, respectivamente) são preparadas para receber aviões de maior porte, como o ATR-72, enquanto o nosso aeroporto tem PCN 6 e isso dificulta operações com aeronaves de grande porte (por isso a Capital do Sertão opera inicialmente com Cessna Grand Caravan até que a pista adquira as condições necessárias). PCN (Pavement Classification Number) é o número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrição de uma aeronave.

Enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) faz manutenção trimestral no Aeroporto de Patos, a Azul já manifestou interesse em fazer a linha entre João Pessoa e Cajazeiras. Espera-se que pelo menos a pista do Aeroporto de Patos já esteja pronta para ser possível qualquer escala, pois a grande obra ainda se encontra em fase burocrática.

Patos é a primeira cidade do Sertão da Paraíba a receber voo da empresa. Isso se deve ao fato da nossa importância ser superior as demais urbes (os indicadores demonstram isso).

Confira os números apresentados pela ANAC para os aeroportos da Paraíba com voos regulares:

Aeroporto Passageiros pagos: embarques + desembarques Participação
João Pessoa 1.206.020 90,23%
Campina Grande 128.214 9,59%
Patos 2.323 0,17%

 

Aeroporto Carga paga + Correio (kg): envios + recebimentos Participação
João Pessoa 3.465.589 87,08%
Campina Grande 481.205 12,09%
Patos 32.826 0,82%

 

Aeroporto Pousos e decolagens Participação
João Pessoa 9.171 79,40%
Campina Grande 1.857 16,08%
Patos 523 4,53%

 

Por Pedro Jorge Nunes da Costa

Deixe seu comentário