Compartilhe!

A Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) e da secretaria de Saúde (SMS), deu início ao Projeto de Hidroterapia para as crianças e adolescentes portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), na última terça-feira, 28 de fevereiro.

Participaram dessa ação de abertura um total de sete crianças, que estavam acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Na piscina, eles contam com o trabalho e as orientações da profissional fisioterapeuta Hamanda Morais.

Lembrando que as inscrições para a hidroterapia estão sendo feitas no Cras, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 11h.

É importante dizer que a vereadora Eva Lucena tem sido uma das entusiastas na implementação da atividade. A vereadora é autora do Projeto de Lei nº 995/2022, aprovado por todos os colegas da Casa e sancionado pelo prefeito Dr. Jefferson, que visa  justamente assegurar o desenvolvimento social e psicomotor desse público-alvo.

De acordo com a lei, serão atendidas crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, que frequentam a rede pública municipal e estadual de ensino e que tenham laudo médico com comprovação de diagnóstico. A cada três mês, elas serão avaliadas pela equipe multidisciplinar da saúde.

Também a secretaria de Educação, via coordenação do AEE (Atendimento Educacional Especializado), contribui para o desenvolvimento de atividades voltadas para esse público. A saber, desde a sala de aula regular com os professores cuidadores, e a Sala Multifuncional específica para esses alunos, até a presença nos encontros do Cras.

A primeira reunião com os pais e mães dos autistas, organizada e mediada pelo núcleo de apoio do Cras, ocorreu em novembro do ano passado. Já em fevereiro, aconteceu mais uma reunião com foco no lançamento da Carteira Municipal do Autista.

ASCOM/PMSM

Deixe seu comentário