Compartilhe!

Conforme previsto pelo meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, as chuvas voltariam a cair de forma isolada ou esparsa em áreas do semiárido do setor norte do Nordeste entre os dias 07 e 12 de março. Dessa forma, o interior do Rio Grande do Norte já registrou chuvas em vários locais nesta quarta-feira (08). De acordo com a imagem de satélite das 17h10min, o litoral da Paraíba e do Rio Grande Norte estão registrando eventos de chuva no final da tarde, e há muita nebulosidade associada à atividade da Zona de Convergência Intertropical para adentrar no interior desses estados, incluindo também Pernambuco e o Ceará.

O momento ainda mais favorável para chuvas não só no setor norte do Nordeste, mas em grande parte do Nordeste como um todo é entre os dias 13 e 19 de março, quando à atuação de uma onda planetária de energia, associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Maddem-Juliam, deverá favorecer a formação de muitas nuvens precipitantes na região, contribuindo para a ocorrência de acumulados significativos de chuva.

No Sul do Brasil, as chuvas seguem muito mal distribuídas e em acumulados abaixo da média no interior do Rio Grande do Sul, que foi sem dúvidas o estado mais atingido pela atuação do fenômeno climático e oceânico La Niña.

Em Minas Gerais as chuvas voltaram conforme apresentado no vídeo passado ao centro-norte do estado, além disso, é possível observar muita chuva sobre o leste do Amazonas, oeste do Pará, centro do Maranhão, oeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, além do centro-norte de Goiás e de Tocantins.

Físico e meteorologista Rodrigo Cézar

Créditos: Imagem do satélite Goes – 16 das 17h10min de 08 de março de 2023. Fonte: CPTEC/INPE.

Imagem de Ron van den Berg por Pixabay

Deixe seu comentário