A inauguração do mural da Fundação Ernani Sátyro (FUNES) foi marcada por ações em diversas áreas para homenagear mulheres que fizeram e fazem história na cidade de Patos. O evento não poderia acontecer em data mais propícia e foi celebrado exatamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
A noite de atividades culturais começou com uma bela homenagem às mulheres por parte da banda de música do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e depois ocorreram apresentações das cantoras Sarah Kimberly e Isabela Fernandes. Paralelo às apresentações, familiares das homenageadas no mural receberam comendas.
Homenageada em vida, Lúcia do Acordeon, que se fez presente, foi o destaque da noite. Lúcia posou para fotos ao lado dos artistas Alex Souto e Roberto Nascimento, que foram os responsáveis pela arte no mural. A sanfoneira é um expoente da música e recebeu o carinho por parte de todos que estavam prestigiando a solenidade.
Além das apresentações culturais, a FUNES abriu espaço para exposição e comercialização de produtos das artesãs da cidade de Patos. As empreendedoras mostraram seus trabalhos e algumas delas, a exemplo do licor Dulce Maria, já tem reconhecimento internacional. Movimentos que são compostos por mulheres também foram homenageados com comendas, entre estas Amiga Viva a Vida e Mães de Pietá.
Os filhos da saudosa prefeita Geralda Medeiros, homenageada no mural, se fizeram presentes e receberam a comenda das mãos da presidente da FUNES, Milena Brito. O filho da cantora Gê Maria também compareceu e parabenizou pela iniciativa da FUNES. Quem também foi homenageada em vida foi a popular Beatriz “A Federal”, porém, por questões de saúde, ela não pôde comparecer na atividade.
Esse é o segundo mural da FUNES que fica na Rua Tiradentes, centro de Patos. O paredão antes sem vida agora deu espaço a arte. O primeiro mural homenageou o centenário de Paulo Freire, artistas patoenses e personalidades nacionais. O segundo faz homenagem ao centenário do rádio no Brasil e as mulheres em destaque. A empresa Mundo da Cor patrocinou as tintas usadas no mural.
Jozivan Antero – Polêmica Patos