Compartilhe!

Os artistas plásticos patoenses Alex Souto e Roberto Nascimento foram agraciados pela Câmara Municipal de Patos com um Voto de Aplauso aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (07), pelo grafite alusivo ao Dia Internacional da Mulher com estampas de personalidades femininas que fazem parte da história política, social e cultural da cidade, feito no Mural da FUNES – Fundação Ernane Sátyro, localizado na parede dos fundos do prédio, na Rua Tira Dentes, Centro Histórico. O requerimento Nº 269/2023, foi apresentado pelo vereador Zé Gonçalves (PT). “Esse trabalho artístico, enaltece os grandes nomes femininos da nossa história, a exemplo da ex-prefeita Geralda Medeiros, de saudosa memória; da professorinha Antonieta, que deu uma grande contribuição à educação; da cantora Lúcia do acordeom, em plena atividade e tantos outros nomes que foram lembrados nessa justa homenagem às mulheres patoenses, nesse momento de celebração e de luta. Considero importante essa iniciativa da fundação e, principalmente, o desprendimento desses artistas que vêm ‘sacudindo’ a cultura local. ”, fundamentou o edil, na justificativa de seu requerimento.

Falando à imprensa local, Zé Gonçalves aproveitou para cobrar dos governos mais atenção para esse seguimento. “Esse voto de aplauso tem por objetivo, não apenas homenagear os artistas, como, também, alertar os gestores públicos, especialmente o municipal, para que se debruce diante das dificuldades que enfrenta a cultura local. ”, conclamou.

Em contato com a assessoria de comunicação da câmara, a presidente da FUNES, Milena Brito, que também será homenageada com um Voto de Aplauso na próxima segunda-feira (13), por conta da iniciativa, disse que o Mural da FUNES quer valorizar os artistas locais. “O mural inicia um longo e extensivo trabalho que a Fundação Ernani Satyro realizará, não apenas de valorização da mulher patoense nesse dia de luta, mas, sobretudo da cultura em todas as suas vertentes. ”, garantiu. “Nosso objetivo é alcançar todos os talentos, dos mais variados seguimentos artísticos, que são muitos em nossa Região. ”, prometeu.

Homenageados

Alex Souto é graduado em Design Industrial pela UFCG, profissional da área de design gráfico, ilustração e internet, com experiência em projetos de design editorial e webdesign, além de produção cultural e histórias em quadrinhos, com 4 edições do Festival Sertão HQ nas cidades de Patos e Coremas, Sertão da Paraíba. Ele foi contemplado em 2 edições pelo prêmio Aldir Blanc de artes plásticas na Paraíba. Seus trabalhos nas artes plásticas são preferencialmente em aquarela, usando diferentes pigmentos, em especial o café, que o projetou internacionalmente. “O grafite é um estilo de pintura que representa a arte urbana, essencialmente feita para ser sempre renovada de forma dinâmica com uma nova proposta. A ideia do mural é que ele seja refeito com novas imagens e temáticas dentro de aproximadamente 6 meses. ”, sugere o artista.

Roberto Nascimento, que se notabilizou por participar da Mostra “Rádio em Movimento” que uniu arte e cultura ao homenagear o centenário do rádio e da Semana de Arte Moderna, promovida pela ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, foi selecionado para representar o estado da Paraíba ao vencer uma das etapas da confecção de um rádio modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940. “Considero minha participação nessa mostra, como o ponto máximo de minha carreira. Poder representar meu estado nessa exposição que aconteceu em Brasília, e que hoje acontece em outros países como Portugal e Espanha, me enche de orgulho. ”, relata o artista, acrescentando que realiza outras trabalhos, “a exemplo de oficinas de desenhos e artes com crianças. ”, pontuou.

CM

Fotos: Sely Souto

Deixe seu comentário