Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos-PB realizou na manhã desta segunda-feira (13), mais uma Sessão Solene para entrega de Votos de Aplausos a profissionais de vários seguimentos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população patoense. “São profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções, contribuindo sobremaneira com nossa sociedade. ”, relatou a presidente da Mesa Diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo (União), que conduziu os trabalho iniciados às 09h, se estendendo até às 10h30.

As moções foram apresentadas por 09 dos 17 vereadores. Além da presidente Tide Eduardo, Décio Motos (Solidariedade), Ítalo Gomes, Fátima Bocão e Sales Jr., ambos do Republicanos, Jamerson Ferreira (PSC), Josmá Oliveira (PL) Ramon de Chica Pantera (União) e Willa da Farmácia (Pros).

Agraciados

De autoria do vereador Ítalo Gomes, solicitado através do Requerimento Nº 180/2023, a honraria foi concedida aos servidores efetivos e comissionados em exercício da 6ª Vara da Comarca de Patos. “Em reconhecimento a conquista do Selo de Diamante conquistado junto ao TJ-PB, em virtude da produtividade, atingindo uma das melhores taxas de eficiência no ano de 2022. ”, justificou o edil. A honraria foi recebida pela juíza titular da 6ª Vara, Drª. Ana Maria do Socorro Hilário.

De autoria da vereadora Tide Eduardo, foram aprovados os Requerimentos 83/2022 e 275/2023 que agraciaram com a honrarias a professora, psicopedagoga e historiadora Maria das Graças Medeiros Fernandes e o desenhista, cartunista, ilustrador Aurélio Gomes de Albuquerque. “Entre as muitas contribuições da professora Maria das Graças, destaco o projeto ‘PROCOM na escola’, de iniciativa dela, desenvolvido para crianças e adolescentes, conscientizando-as sobre a cultura do consumo consciente de forma lúdica e recreativa e, Aurélio Gomes, pelo brilhante trabalho que homenageia dois grandes artistas nordestinos, o nosso Pinto do Acordeom e o incomparável Jackson do Pandeiro, com a obra intitulada: dois nordestinos de ritmo. ”, arrazoou a presidente da casa.

Através do Requerimento Nº 401/2022, o vereador Sales Jr. homenageou a Cabo da Polícia Militar, lotada no 3ºBPM de Patos, Isabel Chrystina de Medeiros Ferreira. “Durante 10 anos de serviços prestados ininterruptamente, a homenageada, em sua trajetória profissional é um exemplo de competência, dedicação, dignidade, honestidade e, acima de tudo, espírito de solidariedade com as questões humanas que só enaltece a categoria. ”, justificou o edil.

O Requerimento Nº 197/2023, de autoria do vereador Jamerson Ferreira, reconhece o trabalho social desenvolvido pelo Rotary Clube Patos/Norte. A honraria foi recebia pelo jornalista Paulo Costa, que está na função de presidente da entidade. “Projetos como o ‘Vendo e Aprendendo’, que identifica crianças nas escolas públicas com dificuldades de visão, encaminhando-as para exames oftalmológicos e posterior doação dos óculos de grau, o Karatê solidário, entre outros, são ações importantes que merecem o reconhecimento desta casa. ”, defendeu Ferreira.

O vereador Josmá Oliveira, através do processo Nº 40/2023, reconheceu os trabalhos das mulheres que compõe a Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Civil. “Importante enaltecer o trabalho dessas mulheres que diuturnamente estão nas ruas de nossa cidade para mantê-la segura. ”, justificou o edil. A oficial PM Daniela Benício e Alessandra Malaquias, Diretora do Presídio Feminino de Patos, representaram as homenageadas quando do recebimento da honraria. Já o requerimento 142/2023, de autoria do mesmo vereador, homenageou os policiais do GOE – Grupo de Operações Especiais e da DHE – Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, quem tem como um dos titulares, o delegado Edson Pedrosa. “Graças aos esforços desses policiais, a cidade registra queda no número de homicídios e aumento na elucidação de crimes e, ainda, na apreensão de drogas. ”, argumenta Oliveira. Também dele, o requerimento Nº 190/2023, destinando a horaria a TV Sol, primeiro canal televiso de Patos. “A emissora trabalha com fatos relevantes e contribui com a sociedade abrindo sua programação para o debate dos problemas que afligem a população. ”, fundamentou.

Os requerimentos Nº 595 e 596/2022, de autoria do vereador Ramon de Chica Pantera, homenageiam o médico veterinário Antônio Bezerra e a médica veterinária Jéssica Martins de Oliveira, respectivamente, pelos relevantes serviços prestados em defesa da causa animal. “Ambos, através da ONG Adota Patos, contribuem com a realização de cirurgias de castração de cães e gatos, colaborando com o controle da população de animais em situação de rua. ”, fundamenta o parlamentar.

O requerimento Nº 224/2023, de autoria do vereador Décio Motos, reconhece o trabalho do servidor da secretária de serviços públicos do município, Sr. Célio Leitão, responsável pela reposição de lâmpadas da iluminação pública. “É um servidor abnegado e comprometido com essa tarefa. Ele e sua equipe vem atentando a contento as demandas da população. ”, justifica o vereador.

A vereadora Fátima Bocão, através do requerimento 130/2023, destinou Voto de Aplauso ao sítio de notícias Blog do Jordan, do jornalista Jordan Bezerra de Andrade, pelos relevantes serviços prestados à população da Região Metropolitana de Patos. A matéria foi subscrita pelo colega Ítalo Gomes. “Em 5 anos de existência, tem dado uma contribuição valorosa na divulgação de fatos importantes do nosso cotidiano. ”, sustenta a parlamentar. Também de autoria da parlamentar, foi agraciada com essa honraria, a presidente da FUNES – Fundação Ernani Sátyro – Milena Alves da Silva Brito Wanderley. “Seu trabalho à frente dessa importante instituição de cultura vem se notabilizando, especialmente, pela iniciativa de homenagear as mulheres patoenses pintadas no mural da instituição. ”, resumiu a vereadora.

Por fim, o Requerimento Nº 1.000/2022, de autoria do vereador Willa da Farmácia, homenageando a igreja evangélica Assembleia de Deus Missão, pelo desfile realizado no dia 10 de dezembro de 2022, em alusão ao dia da bíblia, culminando com uma cruzada evangélica que aconteceu no centro da cidade. “Essa homenagem expressa o reconhecimento da importância que tem a igreja evangélica Assembleia de Deus, em passar adiante bons ensinamentos ao próximo, sobretudo, as futuras gerações. ”, fundamentou Willa.

Nesta quarta-feira (16), a câmara promove mais uma Sessão Solene, desta vez para fazer a entrega de Títulos Honoríficos.

CM

Deixe seu comentário