Foto: divulgação
Compartilhe!

A Energisa Paraíba e as Polícias Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram uma operação especial de combate ao furto e fraude de energia na cidade de Cajazeiras. A ação aconteceu no dia 15/03 e constatou 10 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residenciais em 84 inspeções executadas. A concessionária intensificou as fiscalizações com o intuito de identificar as ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema?de?distribuição de energia.

O desvio total estimado foi de 197.966 KWh, o suficiente para atender 1.525 residências pelo período de um mês, totalizando R$ 89.993,21.

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga declarada. O furto prejudica a qualidade e segurança do fornecimento da energia elétrica, porque afeta diretamente na qualidade para o cliente regular”, declara o Gerente Comercial e de Combate a Perdas, Danilo Lélis.

Os furtos de energia também trazem sérias consequências para a segurança da comunidade, como riscos de quedas de energia e choque elétrico. Outra consequência relacionada às ligações clandestinas, é que o governo do estado também deixa de arrecadar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “A população perde com isso, uma vez que este valor poderia ser revertido em infraestrutura básica, saúde e educação, por exemplo,” acrescentou Danilo.

Quando a fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a Energisa realizará a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos às pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico. Além disso, é crime e está previsto no Código Penal brasileiro, com pena que pode variar de um a cinco anos de prisão.

Ao encontrar furtos de energia, qualquer pessoa pode denunciar, de forma sigilosa. A Energisa recomenda ligar para o número 0800 083 0196 e informar o endereço. Ao fazer a denúncia, não é preciso se identificar e nem informar qualquer dado cadastral.

 

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário