Compartilhe!

IMG 20230314 WA0047A Energisa Paraíba inaugurou nesta semana, o novo Centro de Operação Integrado (COI), com tecnologia de ponta para automação, monitoramento e mais agilidade para o atendimento aos clientes dos 223 municípios do estado. A nova estrutura permite ganhos operacionais importantes, que se refletem na qualidade do serviço, além de maior previsibilidade para atuação em contingências climáticas. Com os recursos disponíveis, 99% dos serviços são atendidos dentro do prazo, principalmente por possibilitarem a gestão em tempo real das equipes em campo e a operação remota das 74 subestações e dos 1100 equipamentos de religação automática, distribuídos estrategicamente nos mais de 80 mil km de rede em todo estado.

De João Pessoa, onde está localizado o novo COI, cerca de 80 profissionais se revezam em escalas de trabalho, atuando 24h por dia, de forma ininterrupta, para operar os equipamentos telecomandados, garantindo a entrega de energia de qualidade e de forma constante à população. “Temos investido de forma crescente no sistema elétrico paraibano e isso se reflete nos indicadores de qualidade. Atualmente, a Paraíba tem um dos melhores fornecimentos de energia do país e o novo COI vem reforçar nossa operação, permitindo mais flexibilidade e robustez, além de estar preparado para atender o crescimento da Paraíba.”, destaca Felipe Costa, Gerente de Operações da Energisa na Paraíba.

A entrega do novo Centro de Operação Integrada faz parte do plano de investimentos do grupo no estado, que, em 2022, foi da ordem de R$300 milhões e que está sendo ampliado este ano. O COI atende aproximadamente 100 mil serviços por mês, sendo cerca de 15 mil de ordem técnica, ou seja, relacionadas à manutenção, melhorias na rede elétrica e ocorrências em geral, e as demais de serviços comerciais, como vistorias e novas ligações.

Tecnologias

Tecnologias de ponta, como a Smartptt, asseguram que as equipes de campo recebam os serviços mesmo em áreas remotas, através de um sistema de comunicação via rádio. O sistema Self-Healing, outra novidade presente no COI, é capaz de reconfigurar automaticamente a rede elétrica, restabelecendo o fornecimento de energia das cargas afetadas, clientes que são atendidos por esses equipamentos têm menos ocorrências de queda de energia, por exemplo.

IMG 20230314 WA0046Com uma construção sustentável e estruturas internas alinhadas aos mais modernos protocolos de ergonomia e segurança, o espaço permite acompanhar com mais precisão as ordens de serviços, otimizando o prazo de resolução. Uma outra ferramenta disponibiliza modelos de previsibilidade, facilitando o remanejamento de equipes para a agilidade das demandas. “Com essas tecnologias, quando temos ocorrências durante chuvas, por exemplo, em algumas situações conseguimos manobrar de forma automática as cargas e realizar o restabelecimento do fornecimento de maneira mais ágil. Para isso, isolamos o defeito e reduzimos o número de clientes impactados’’, explica Júlio Ribeiro, Coordenador do COI.

Monitoramento do tempo 

Uma outra novidade é o monitoramento do clima, também em tempo real. O projeto conta com equipamentos de última geração, que permitem previsibilidade climática, sinalizando risco de tempestades severas, chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, possibilitando a melhor distribuição das equipes de campo, recursos, remanejamentos, mobilização, tudo com antecedência para minimizar os impactos aos clientes. A tecnologia foi desenvolvida por meio de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável. Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário