Ataques no RN: Incêndio em galpão de cooperativa de reciclagem em Arez, RN — Foto: redes sociais
Compartilhe!

Aeronaves da Polícia Federal (PF) vão levar armamentos e mais 90 homens da Força Nacional ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feia (17). O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, também vai para Natal, capital do estado, neste mesmo embarque.

Os dois aviões foram carregados na base aérea de Brasília. Cinquenta homens seguem em uma aeronave, e mais 40 em outra. As aeronaves devem chegar a Natal às 15h.

O secretário tem reunião com a governadora Fátima Bezerra e o gabinete de crise montado para enfrentar a onda de violência no Estado.

Desde a madrugada de terça-feira (14), cidades potiguares têm incêndios a prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais. Já são mais de 30 cidades afetadas pela onda de ataques realizados por grupos criminosos. Aulas foram suspensas em diversas cidades. Na capital, a frota de ônibus chegou a ser recolhida, e a coleta de lixo paralisada, devido à insegurança.

Reforço da Polícia Rodoviária Federal

O Ministério da Justiça também autorizou um reforço por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há 300 agentes da corporação sendo deslocados do Nordeste, principalmente, para montar bloqueios em estradas e colaborar com patrulhamento nas cidades com maior número de ataques. A previsão de chegada da tropa é este sábado, e a permanência será por tempo indeterminado.

Transferência de presos

Além disso, fontes do governo do estado confirmam que mais chefes da principal facção criminosa que atua no RN serão transferidos para cadeias federais em outras regiões do país. A intenção é dificultar a comunicação entre eles para desestabilizar a facção.

Para a cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte e do governo federal, o crime organizado se fortaleceu muito no estado com o tráfico internacional de drogas.

E fragilidades no sistema prisional –como uso de celular nas celas – dificultam o enfraquecimento das facções.

Deixe seu comentário