Ariano Suassuna — Foto: Alexandre Nóbrega/acervo pessoal
Compartilhe!

O anúncio de “O Auto da Compadecida 2” surpreendeu e deixou fãs ansiosos pelo que virá na continuação da obra. A ideia de um novo filme com João Grilo e Chicó chegou a ser apresentada a Ariano Suassuna e foi aprovada pela família do escritor paraibano há dois anos. Quem revelou esses bastidores foi Manuel Dantas Suassuna, filho do autor.

Ao g1, Manuel explicou que todo o processo para tirar do papel a ideia de fazer uma continuação do filme passou pela família de Ariano.

Segundo Manuel, tempos depois do lançamento do primeiro filme, Guel Arraes e Ariano Suassuna chegaram a conversar sobre a possibilidade de uma sequência, o que acabou não acontecendo até então. Entretanto, o diretor cinematográfico voltou a conversar com a família do já falecido escritor sobre o assunto.

“Todo esse processo passou pela família. Desde que Guel propôs a ideia, ele conversou com a família para saber o que nós achamos, e foi um processo que passou por nós há cerca de dois anos”, afirma Manuel.

De acordo com o filho de Ariano, que é artista plástico, a autorização da família veio após muita conversa e análise, já que se trata de um dos textos de maior sucesso assinado originalmente por Suassuna. Nesse percurso, escritores amigos de Ariano Suassuna também foram consultados.

“Analisamos os prós e contras de se ter um texto que não é puramente de Ariano, mas que vai levar o nome dele. A peça é de muito sucesso, então consultamos vários escritores amigos para saber a opinião deles, para traçar um caminho. E também teve uma conversa de meu pai com Guel, quando ele estava vivo, para se fazer uma segunda versão. Depois, abandonaram a ideia, e agora, mais de 20 anos depois, ela veio à tona”, explicou.

Ainda segundo Manuel, não se sabe a ordem cronológica nem o texto exato que virá adiante no novo filme. A produção será dirigida por Guel Arraes, assim como há 20 anos, e Flávia Lacerda, com produção da Conspiração e H2O Films.

“Tudo é inédito. Não sei se será como da primeira vez, com adaptações de textos de outras peças. Estamos da mesma forma que o público, na expectativa de que seja um êxito”, disse.

A previsão é que as gravações tenham início ainda este ano e que o filme esteja em cartaz nos cinemas de todo o Brasil em 2024, dez anos depois da morte de Ariano Suassuna.

“Confiamos na produção e estamos na expectativa! Assim como da outra vez, papai deu total liberdade. Torcemos muito pelo sucesso!”, finalizou.

O Auto da Compadecida 2

Selton Mello e Matheus Nachtergaele anunciaram em seus perfis no Instagram que estarão no filme “O Auto da Compadecida 2”.

A trama segue as aventuras de João Grilo e Chicó. Eles são dois sujeitos simples que vivem no interior do país e enganam um grupo de pessoas em uma pequena cidade paraibana. Mas quando eles morrem, devem ser julgados antes de entrarem no paraíso.

Além de Selton Mello e Matheus Nachtergaele, apenas os nomes dos diretores Guel Arraes e Flávia Lacerda foram confirmados. Os nomes dos demais atores e profissionais que devem compor a equipe da sequência do filme ainda não foram divulgados.

G1 PB

Deixe seu comentário