Imagem: copperpipe/Freepik
Compartilhe!

A paixão dos brasileiros pelo futebol, ultrapassa a própria lógica. De Norte à Sul, de Leste à Oeste do país, “a pancada do bombo” é uma só: se fala em futebol, nos bares, nas ruas, nos restaurantes, nas feiras-livres e, em quase todos os lugares o assunto é futebol! Bem, na verdade, não é que sejamos “alienados”, nós brasileiros, desde que nos “entendemos de gente” recebemos influência dos nossos pais, dos nossos tios, dos vizinhos, dos amigos e, principalmente, da mídia, que é o canal mais norteador e direto de notícias em todos os seguimentos, estando o futebol, é evidente, entre os temas mais preferidos.

O futebol foi inventado pelos ingleses, contudo, no Brasil ele foi divulgado pelo brasileiro Charles Miller, que em 1894, após uma temporada na Inglaterra para estudar às regras do futebol, retorna à São Paulo com duas bolas de couro da marca Shoot, uma bomba de ar, um grosso livro de regras e, dois jogos de uniformes, para dar início e introduzir essa modalidade de esporte, aqui no nosso país, o que se tornaria uma “epidemia”, que se integrou-se à cultura do povo brasileiro, sendo disseminado por todas às regiões do país, tornando-se o Futebol, como uma preferência nacional.

Essa “paixão”, que alucina e contagia às pessoas de quase todas as idades, os levando aos delírios quando o “seu” time está jogando e marca um gol, muitas vezes, nos leva à loucura e nos fascina, se transformando em gritos, urros, e, até em xingamentos, faz parte desse espetáculo chamado futebol. O Brasil, em razão dos títulos conquistados nas copas do Mundo – foram cinco –, foi considerado “O País do Futebol”, o que foi eternizado por Neném Prancha, massagista do Botafogo, que sempre dizia: “Se Deus é brasileiro e os nossos times rezam antes de entrar em campo, é natural que o Brasil seja o país do futebol”.

Enfim, acredito que todo brasileiro tem um time do coração; um time em que ele associou na vida como parte do seu todo, de sua própria existência. Eu, em particular, sou torcedor do FLAMENGO, mas, convivo diariamente, com torcedores: do CORINTHIANS (Josa “Pé de Pato” ), do BOTAFOGO (Alexandre “Cabiludim”), do FLUMINENSE ( Alberto Leitão), do VASCO (Diego “Caça Níquel”), do SÃO PAULO (Tequinha de “Lurdinha”), do PALMEIRAS (Gisnaldo da “Cagepa”), dentre outros. E assim, cada qual vai se identificando com o Time que ama; que lhe enche de paixão e emoção!

Viva o futebol brasileiro!!!

Patos, 19/03/2023.
Anchieta Guerra

Deixe seu comentário